Uma página criada no Instagram, em 2020, chama a atenção de muita gente. A página @esposa_de_cego traz as curiosidades do dia a dia da vida de um jovem casal, Laysa e Nacélio Madeiro, deficiente visual. A responsável pela ideia foi a esposa, que decidiu compartilhar as experiências na vida dos dois.
Bom, o perfil do insta foi criado no dia 20 e março de 2020, um mês depois de descobrir que estávamos esperando a pequena Brianna. Através da página eu queria expressar e responder muitas perguntas que me são feitas no dia a dia. Para mostrar que uma pessoa com deficiência, ela pode e tem o direito de ter a sua família, a sua liberdade e principalmente que ela é capaz”, relata Laysa.
O dia a dia do casal é contado pela esposa e mostra que a vida ao lado de uma pessoa com deficiência é tão normal quanto a vida de qualquer casal. Agora, Nacélio, além de marido, teve que vir também se ajustando à rotina de pai, ajudando nos cuidados da pequena Brianna.
“Através do insta exponho um pouco da nossa vida. Onde coloco todas as dificuldades passadas durante a gestação que foi de risco, o Nacélio me acompanhou durante todos os procedimentos de pré-natal (o que não foi fácil, pois, às vezes não queriam que ele entrasse, pelo fato de ele ser cego). Ele sempre me acompanhou, sempre esteve presente. Possui registros no perfil, onde ele cuida da casa em todos os aspectos e da pequena Brianna recém-nascida, enquanto eu estava no pós-parto”, explica Laysa.
Hoje o perfil está com 1.654 seguidores e as perguntas dos internautas são diárias. Laysa se desdobra no acompanhamento da página e também nos outros afazeres do dia a dia. Ela conta que a principal dúvida das pessoas é no que diz respeito às responsabilidades diárias em casa e como é conviver com o esposo com deficiência visual.
“Eu escutava muito, que teria que cuidar dele e da bebê, que teria trabalho em dobro. E venho mostrando ao contrário. É ele (Nacélio) quem cuida de nós. Ele é uma pessoa como qualquer outra, apenas possui algumas limitações. Mas, isso não o impede de trabalhar, cuidar da família e exercer todos os seus direitos e deveres como cidadão. E assim nasceu o perfil ‘Esposa de cego’. Em meio a uma pandemia, uma gestação de risco e a fim de mostrar que todos nós somos capazes de qualquer coisa que almejamos, com fé e perseverança chegamos lá”, desabafa.
Hoje, Nacélio Madeiro, trabalha como revisor braille no Centro de Apoio Pedagógico Especializado ao Deficiente Visual Ignácio Baptista Moura – CAP/DV.
“Somos muito gratos a todos que nos seguem e mais ainda aqueles que nos ajudaram quando não tínhamos condições de comprar todo o enxoval de nossa filha. Recebemos doações de roupas, meias, luvas, calçados, carrinho de bebê entre outros itens. A todos, o nosso muito obrigado”, agradece Laysa Madeiro. (Victor Haôr / Fotos: Aline Nascimento)