Nos últimos dias as obras do Palacete Augusto Dias, na Marabá Pioneira, estão ocorrendo pelo lado externo, mais especificamente, na pracinha que rodeia o prédio. De acordo com Alexsandro Oliveira, apontador da obra, a área de lazer, faz parte do projeto em execução.
Quanto ao prédio, já foi realizada a pintura externa, e nos meses anteriores foi concluída a parte de infraestrutura do prédio, onde houve reparo da parte elétrica, tubulação, hidráulica e o sistema de climatização.
A ordem de serviço foi assinada no mês de setembro de 2017 e os recursos para a reforma são provenientes de convênio firmado entre a Prefeitura de Marabá e Alpa (Aços Laminados do Pará), no valor de R$ 1.668.182,17. O engenheiro Bruno Castanheira explica que este tipo de obra requer um pouco mais de cuidado, por se tratar de restauração, onde se pretende preservar ao máximo a estrutura do prédio que é tombado como Patrimônio Público do município.
O Palacete Augusto Dias é uma das edificações mais antigas da cidade (construída na década de 1930). O prédio abrigou a administração do município e, posteriormente, sediou a Câmara Municipal de Marabá. A restauração do palacete foi retomada com o objetivo de receber o acervo do Museu Histórico Municipal, coordenado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá.




