O município de Marabá, sudeste do estado, apresentou um crescimento de 2,15% no saldo de empregos formais criados entre março de 2012 e fevereiro deste ano. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), este aumento foi provocado pelo crescimento dos setores comércio, extrativo mineral e serviços em Marabá. O município, que comemora 100 anos nesta sexta-feira (5), está entre as 10 cidades paraenses que mais geraram empregos com carteira assinada em todo o estado.
De acordo com o Departamento, entre março de 2012 e fevereiro de 2013 foram feitas 22.020 admissões no setor formal da economia, contra 22.197 desligamentos. Esta diferença gerou um saldo positivo de 823 postos de trabalhos, o que equivale aos 2,15% de crescimento.
Neste mesmo período, segundo o Dieese, o comércio foi o setor que mais cresceu: foram 705 novos postos de trabalho. O setor extrativo mineral foi o segundo que mais gerou novos empregos, com saldo de 352 postos de trabalho.
Apesar deste crescimento, o Dieese também registrou queda nos setores da construção civil e da indústria de transformação. O primeiro teve saldo negativo de 169 postos de trabalho, enquanto que o segundo apresentou menos 88 postos de trabalho. (G1)




