Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MARABÁ: Atendimento do Pro Paz é tema de capacitação do Selo Unicef

Noticias Relacionadas

Mais de 20 municípios do sul e sudeste paraense recebem, nesta terça (20) e quarta-feira (21), na Secretaria de Assistência Social de Marabá, capacitação do Selo Unicef, edição 2017-2020. Um dos temas apresentados no primeiro dia do evento foi o atendimento do Pro Paz Integrado na região. “O diferencial do programa Pro Paz é trabalhar e disseminar a cultura de paz, reduzindo o índice de violência contra a mulher e contra a criança e o adolescente”, disse a coordenadora do Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover), Angelina Falcão.

Entre os objetivos do encontro está apresentar a metodologia do selo e do 1º Fórum Comunitário, que deve ser promovido pelos municípios. A assistente de Programas da Unicef em Belém, Dariane Sousa, esclarece que “o Selo Unicef tem procurado aproximar as ações dos municípios para que sejam reduzidas as desigualdades e os direitos garantidos”.

O atendimento do Pro Paz Integrado será ampliado nos próximos 15 dias na região com a inauguração de uma unidade em Marabá. A presidente da Fundação Pro Paz, Mônica Altman, destacou que o espaço vai possibilitar um serviço integrado para mulheres e crianças e adolescentes vítimas de violência. Ela ressaltou ainda que a relação Pro Paz com o Selo Unicef existe desde 2011, quando as duas instituições se preparavam para a Semana do Bebê, um dos requisitos para a adesão.

“Trabalhando nossos eixos da proteção e promoção na primeira infância e adolescência, por meio do Mover temos capacitado e montando planos de ações junto às secretarias municipais, sempre juntando a proposta do Unicef com a Rede do Sistema de Garantia da Criança e do Adolescente. Esse momento é importante porque revalida todas as nossas propostas de trabalho no processo da construção da cultura de paz”, afirmou Mônica Altman.

Na abertura da capacitação, o secretário regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt, destacou a união do Unicef com o governo do Estado. “Estamos vivenciando o enfraquecimento das gestões por conta da crise e outros motivos, mas temos que trabalhar de forma integrada. Nós, da gestão pública, e vocês que estão nas secretarias municipais de assistência somos a esperança para muitas famílias. Às vezes um ato administrativo reverbera no bairro, na comunidade”, declarou.

Certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o selo reconhece os municípios que têm somado esforços, por meio de políticas públicas, para a promoção dos direitos de meninas e meninos. Para a secretária de Assistência Social de Marabá, Nadja Lúcia, “o selo Unicef é um estímulo para as gestões municipais trabalharem indicadores na área da infância. O Unicef tem uma metodologia perfeita para o monitoramento dos indicadores na área da educação, assistência, saúde e esporte. São vários os indicadores que a gente pode visualizar, e quando eles estão baixos, cabe a nós, articuladores, se movimentar para melhorar”.

Abel Figueiredo é um dos 115 municípios paraenses que aderiram à terceira edição do Selo Unicef. Para o presidente do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, Nivaldo Batista, a entidade incentiva as instituições a fazer o que é necessário para garantir as políticas públicas. (Kelia Santos)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias