
O município de Marabá ganhou mais 42 leitos para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19 na manhã desta quinta-feira (11), sendo divididos no Hospital Regional Sudeste do Pará e no Hospital Municipal de Marabá, aumentando a capacidade de acolher a população da região sudeste.
“Avaliamos todo o cenário epidemiológico regional e a necessidade de abertura de novos leitos. Viemos implementar esses leitos colocando a disposição da população todo o tratamento para a Covid-19 evitando que a gente perca mais pessoas nessa pandemia”, acrescentou o Secretário de Saúde Publica do Pará, Rômulo Rodovalho.
O Hospital Regional de Marabá oferta quatro leitos clínicos e 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Novos leitos foram instalados no espaço da clínica médica, sendo 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 8 leitos clínicos. Ao todo, a unidade hospitalar conta com 12 leitos clínicos e 30 leitos de UTI.
Para o diretor geral do Hospital Regional de Marabá, Waldemir Girato, com avanço da pandemia, a ampliação dos leitos vai desafogar o sistema de saúde na região. “A princípio, os leitos serão destinados a casos de covid. Porém queremos tranquilizar a população, uma vez que essa ala está localizada já em ambiente isolado, sem a presença de pacientes, em um andar específico”, ressalta.
Além de atender pacientes em ala exclusiva de pacientes de Covid-19, também mantém os atendimentos médicos ambulatorial, de urgência e emergência e outras especialidades.
Convênio de leitos – A preocupação do governo é dar uma retaguarda para que todas os municípios também possam atender à população nos hospitais municipais.
“O Estado não tem medido esforços no enfrentamento da pandemia. Diante de toda a dificuldade, o governo consegue ofertar leitos, alguns em parceria com o município, onde todos tem que se unir em favor da população do sul e sudeste do estado”, disse João Chamon, secretário Regional de Governo de Marabá.
O Hospital Municipal de Marabá recebeu oito leitos de UTI e 16 leitos clínicos. O convênio do governo do Estado com a prefeitura é uma estratégia de contigenciamento para que não o sistema de saúde da região não sofra pressão.
“A gente está trabalhando com vidas e não mede esforços para salvar. Em média, estamos atendendo 150 pacientes por dia aqui no hospital municipal, hoje, nós estamos com uma média de 70% de pacientes clínicos e dentro da UTI estamos com 60%. Essa parceria com Estado veio no momento certo, onde a pandemia está evoluindo, essa atitude faz com que a gente tenha uma assistência melhor para a comunidade de Marabá”, pontuou Luis Sérgio Matos , diretor geral da unidade municipal.




