Mais de 460 famílias em Imperatriz podem ter que deixar suas casas se o nível do Rio Tocantins, que já está 5,5 metros acima do normal, continuar subindo. A Defesa Civil no município está em alerta.
Duas famílias, moradoras de áreas de risco, já tiveram que deixar suas casas por conta da situação. Outras centenas temem a chegada das chuvas. Algumas moram a menos de 20 metros do rio. “A gente fica atento. Como eu tenho uma embarcação, já a deixo perto, porque qualquer coisa passo para dentro”, disse o pescador Adão Guilherme.
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, as chuvas que caem no estado do Goiás, onde nasce o rio, e a liberação de água pela hidrelétrica de Estreito influenciam para o aumento do nível do rio.
“Quando a água chega à casa, toma todo aquele circuito rotineiramente utilizado, dificulta o fluxo de carros, de pessoas. As famílias precisam estar cientes do risco e, se quiserem sair, é importante se antecipar, para que não ocorra nenhuma tragédia, nem sejam perdidos pertences”, alertou Francisco das Chagas, superintendente Defesa Civil.
As famílias ribeirinhas podem conseguir informação e buscar ajuda pelo telefone da Defesa Civil: 8834-0130, ou 193, do Corpo de Bombeiros. (G1)




