A primeira etapa do concurso público para cargos efetivos de magistério da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) registrou a ausência de 347 dos 6.068 candidatos inscritos. A seleção começou neste domingo (21), promovida pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e executada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa).
São ofertadas 658 vagas, 502 são para o cargo de professor classe I, nível A, na modalidade educação especial, e 156 para o cargo de professor classe I, nível A, na disciplina ensino religioso. A prova começou às 9 horas e foi aplicada em Belém e nos municípios de Abaetetuba, Bragança, Breves, Capanema, Capitão Poço, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Mãe do Rio, Maracanã, Óbidos, Santarém e Santa Izabel do Pará.
Os candidatos tiveram quatro horas para responder a 50 questões objetivas de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa foi considerada dentro da normalidade, segundo o diretor de Acesso e Avaliação da Uepa, Delmo Oliveira. “Com toda a execução do concurso consideramos que tudo ocorreu de forma normal, inclusive o número de faltosos, que representou 5,7% dos candidatos”, avaliou.
A pedagoga Andreia Libório é uma das concorrentes a uma vaga na modalidade educação especial. Ela considerou a prova fácil e contou que estudou baseada em reportagens e no que aprendeu durante a participação de eventos relacionados à temática. “Participo de tudo que está relacionado à área, na qual já tenho experiência. Não estou o tempo inteiro estudando, mas estava fácil”, disse.
O gabarito preliminar e o boletim de questões estão disponíveis no site da Uepa (www.uepa.br) e na página de acompanhamento do concurso (paginas.uepa.br/concursos). Após o período para a interposição de recursos, os aprovados para a segunda fase serão convocados, por edital, a entregar os documentos exigidos.
A remuneração do cargo de professor será constituída de vencimento-base, mensal e atual, que varia de R$ 729 (20 horas) a R$ 1.458,11 (40 horas), acrescido de 80% de gratificação de escolaridade e 10% de gratificação de magistério.




