- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 25 / outubro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mães atípicas de Palmas repudiam declaração de vice-prefeito de Eduardo Siqueira Campos sobre autismo

Mais Lidas

A declaração do candidato a vice-prefeito de Palmas na chapa de Eduardo Siqueira Campos (PODE), Carlos Veloso (AGIR), feita durante um debate no SBT, na segunda-feira, 21, gerou fortes ocorrências de mães de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Veloso afirmou que pessoas com TEA não precisariam de uma “Casa do Autista”, mas sim do atendimento oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A fala foi duramente criticada pelo grupo Mães Atípicas da Região Sul, que divulgou uma nota de repúdio nesta terça-feira, 22.

No documento, as mães expressam indignação e afirmam que a declaração de Veloso demonstra “falta de conhecimento e sensibilidade” em relação às necessidades da população autista. Eles ressaltam que, embora o CAPS seja importante para a saúde mental, ele não oferece o suporte necessário para atender pessoas com TEA.

“A Casa do Autista é fundamental para garantir acolhimento, acompanhamento especializado e suporte adequado, promovendo inclusão, autonomia e qualidade de vida para essa população”, afirma o grupo. Uma nota também crítica a fala do vice-prefeito por ignorar avanços em políticas públicas voltadas ao autismo, citando as Leis nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) e nº 12.764/2012, que instituem a Política Nacional de Inclusão

Como mãe

O debate promovido pelo STB abordou diversos temas, e a declaração de Carlos Veloso rapidamente gerou repercussão entre os grupos de defesa dos direitos das pessoas autistas. As Mães Atípicas da Região Sul afirmam que seguirão firmes na luta pelos direitos dos autistas e impedirão que os governantes adotem posturas mais comprometidas com essa causa.

O vice-prefeito ainda não se manifestou publicamente sobre o repúdio ao seu posicionamento.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias