Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MA deve receber mais de 4 mil cisternas até fim de agosto

Noticias Relacionadas

“Era uma agonia danada pra conseguir água boa pra beber”. Assim o criador de porcos Raimundo de Souza, de 63 anos, relembra a situação em que sua família vivia há algum tempo. Ele era um dos maranhenses que ainda têm que captar água da chuva em baldes e botijões de gás, cavar poços ou esperar o caminhão-pipa para sobreviver.

A realidade de Raimundo, entretanto, mudou. Ele, que mora no assentamento Santa Bárbara, próximo a Codó, foi um dos 1.015 beneficiados com as cisternas distribuídas na cidade, numa iniciativa do programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. Até agora, 3.814 unidades já foram instaladas em municípios como Anajatuba, Arari, Matões do Norte, Viana e Codó.

Até o fim do mês de agosto, 4.329 deverão estar instaladas, neste que é o primeiro lote de entrega. A quantidade deve chegar a 5.377 e beneficiar 26 mil pessoas, porém ainda não há previsão para a próxima etapa, pois será necessário realizar nova licitação.

“As demais chegarão às áreas rurais gradativamente, levando em consideração as péssimas condições de acesso a algumas comunidades por conta das chuvas”, conta o coordenador da 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Henrique Guelber Barros.

Acesso deficitário

O Maranhão é dos estados que mais têm problemas no que se refere ao acesso à água. Na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, de 2008, tinha 30,4% de seus municípios dependentes de formas alternativas de distribuição de água. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também dizia que 21,5% dos municípios recebiam água sem tratamento nenhum da rede geral, proporção considerada alta.

“Temos três filhos e o acesso à água pra todo mundo sempre foi difícil. A gente pegava água do poço pra tudo. Era só o que tinha por aqui. Depois que chegaram essas cisternas, todo mundo ficou feliz demais”, comemora o pescador Benedito Luciano Costa. Ele vive no município de Anajatuba, com pouco mais de 25 mil habitantes, que foi beneficiado com 750 cisternas.

Os reservatórios captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem.

As pessoas interessadas no programa devem se direcionar ao Comitê Gestor Municipal de suas cidades e pedirem para serem cadastradas no “Água para todos”.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias