Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, dezembro 11, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Justiça concede reintegração de posse de fazenda em Porto Nacional

Noticias Relacionadas

img_4201A justiça concedeu um mandato de reintegração de posse para a Fazenda Nossa Senhora do Carmo, que fica na zona rural de Porto Nacional, a 66 km de Palmas, . A fazenda estava ocupada desde o último sábado (7), quando cerca de 180 membro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , invadiram o local. O Juizado Especial Cívil, que concedeu a liminar, havia determinado que a decisão fosse cumprida em até 24 horas, mas os donos da fazenda e a Polícia Militar de Porto Nacional decidiram estender o prazo para até sexta-feira (13).

Mesmo com o novo prazo, os invasores disseram que vão permanecer no local. Segundo Antônio Marques Nunes Bandeira, um dos ocupantes da propriedade, além de os donos não terem como comprovar a titularidade de boa parte da terra, no local aconteceram crimes ambientais e uso de trabalho escravo. Ele ainda afirmou que os irmãos Rossato, atuais propritário da terra, teriam os documentos de apenas mil dos 5.875 hectáres da fazenda, o restante pertenceria a união e ao Isntituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins). Bandeira disse ainda que o MST pretende recorrer da decisão.

O Advogado dos irmãos Rossato, Abél César Oliveira, afirmou que as terras nunca pertenceram a união. De acordo com ele, a família não só conseguiu comprovar a posse como também a produtividade da terra, e por isso foi concedida a reintegração. Ele disse ainda que os proprietários vão oferecer toda a logistíca necessária para a retirada das famílias. (G1 TO.  João Guilherme Lobasz/G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias