- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 27 / outubro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jovens e idosos comparecem às urnas para participar da eleição histórica em Palmas

Mais Lidas

Em Palmas, de forma inédita, acontece o 2º turno das eleições realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e, para efetivar o direito do voto, muitas eleitoras e eleitores chegaram bem cedo, antes da abertura dos portões do local de votação, às 8h deste domingo, 27. Com quase uma hora para dar início a votação da capital, Maria da Paz Gomes Lima de Oliveira, 69 anos, e Carmezi Názaro da Silva, 63, foram uns dos primeiros a chegar no posto de votação.

Dona Maria da Paz afirmou que chega cedo para evitar enfrentar filas grandes e que, mesmo com seus quase 70 anos, nunca abdicou do direito do voto, devido a necessidade de escolher quem melhor lhe representa. “As eleições significam uma melhora para o nosso município, estado e nosso país, e nós estamos precisando de bons representantes, e eu venho logo cedo, sem enfrentar muita fila, eu voto e posso retornar para casa tranquila”, declarou.

Milhares de cidadãos vãos às urnas

A capital do Tocantins, Palmas, conta com 209.524 eleitoras e eleitores para definir o futuro político do município. Este eleitorado é composto em sua maioria por mulheres, contabilizando 110.641 (53%), contra 98.883 (47%) do gênero masculino. Ao todo, 629 urnas eletrônicas estão distribuídas em 82 locais de votação em todo a cidade para receber o voto e garantir o direito democrático de milhares de cidadãos.

O eleitor Carmezi Názaro da Silva destacou que o voto reforça a cidadania e os direitos civis do cidadão. “O título é um documento do cidadão e nele precisamos estar em dia com a Justiça Eleitoral, e como é importante para meu profissional, eu sempre votei. Além de poder escolher o representante e fazer o nosso papel de cidadão”.

Canais de atendimento

Já a jovem Nathalia Souza Silva, 23 anos, ressaltou que o direito ao voto é um dos pilares da cidadania e uma expressão fundamental da democracia. “O direito de votar é um direito de exercer a nossa cidadania garantido pela constituição, então é muito importante que todos os cidadãos venham a exercer esse direito”.

Como canal de apoio ao cidadão, o TRE-TO oferece a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) para o eleitorado que ainda não conhece seu local de votação, podendo buscar atendimento via WhatsApp, pelo telefone 0800 6486 800 ou pelo e-mail eleitor@tre-to.jus.br. A eleitora ou eleitor também pode acessar o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE. No menu principal, basta clicar em “Título Eleitoral” e escolher a opção “Onde votar”.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias