O senador João Ribeiro (PR) divulgou nesta noite uma nota na qual anuncia que se retira da disputa pelo Palácio Araguaia e confirma intenção de buscar a reeleição no Congresso. O comunicado foi divulgado após reunião com alguns de seus principais aliados.
O anúncio reforça as especulações sobre o retorno senador à UT (União do Tocantins), grupo político liderado pelo ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), pré-candidato ao governo.
Ex-coordenador da UT. Ribeiro deixou o grupo após apoiar a eleição de Carlos Henrique Gaguim (PMDB), substituto de Marcelo Miranda (PMDB), cassado em 2009 pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político no pleito de 2006. À época, Siqueira, que tinha a expectativa de assumir o governo com a queda de Miranda, se posicionou como oposição ao governo Gaguim e chegou a sugerir aos utistas aliados do peemedebista que deixassem o grupo. Além de Ribeiro, vários deputados abandonaram a UT.
João Ribeiro atribui a decisão desta noite ao que classifica de “instabilidade política por que passa o Estado, bem como as movimentações que assistimos ocorrer em setores próximos ao governador Carlos Henrique Gaguim”.
Ainda conforme a nota, o objetivo de sua decisão é “fortalecer o nosso grupo político para melhor contribuirmos na busca de soluções para os graves problemas que ainda afligem o nosso povo”.
Ribeiro era propagado pelo governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) como seu preferido para encabeçar a chapa da base aliada para ser o candidato do grupo ao governo do Estado em outubro deste ano. Com essa decisão, restam pelo menos três pré-candidatos declarados: além de Siqueira, a senadora Kátia Abreu (DEM) e o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).
Na nota, Ribeiro informa ainda que acatará “a decisão de seu grupo político de abrir conversações, a exemplo do PMDB, com as diversas forças políticas que compõem o quadro pré-eleitoral no Tocantins”, o que reforça a possibilidade de retorno do senador à UT. Contatos já foram iniciados.
“Tal decisão tem a finalidade de contribuir com o projeto que melhor representar o progresso e o processo de desenvolvimento sustentável para o Estado, que pra nós é uma premissa indispensável a balizar nossas ações”, diz a nota.
Leia a nota de João Ribeiro
“Diante da instabilidade política por que passa o Estado, bem como as movimentações que assistimos ocorrer em setores próximos ao governador Carlos Henrique Gaguim, e com o objetivo de fortalecer o nosso grupo político para melhor contribuirmos na busca de soluções para os graves problemas que ainda afligem o nosso povo, em reunião com valorosos lideres nesta quinta-feira, 25, decidi disponibilizar o meu nome como pré-candidato à reeleição ao Senado Federal pelo Partido da República.
Esta foi uma decisão conjunta, tomada após consultas a diversos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas, bem como aos presentes à reunião, que ora passo a citar: os deputados estaduais Stálin Bucar (PR), Raimundo Palito (PP), Pastor Pedro Lima (PR), Paulo Roberto (PR), Marcelo Lellis (PV), José Geraldo (PTB), Amélio Cayres (PR), a deputada federal Nilmar Ruiz (PR), e o ex-deputado federal Edmundo Galdino. Vale ainda ressaltar que foram consultados por telefone a deputada estadual Luana Ribeiro (PR), o ex-deputado federal Ronaldo Dimas (PR) e o empresário Tom Lyra (PR), que não puderam participar da reunião devido a compromissos inadiáveis.
Decido ainda acatar a decisão do meu grupo político de abrir conversações, a exemplo do PMDB, com as diversas forças políticas que compõem o quadro pré-eleitoral no Tocantins. Tal decisão tem a finalidade de contribuir com o projeto que melhor representar o progresso e o processo de desenvolvimento sustentável para o Estado, que pra nós é uma premissa indispensável a balizar nossas ações.
Do ponto de vista institucional, no que concerne às minhas funções como Senador da República, continuarei a atuar como sempre fiz: buscando viabilizar recursos federais para as grandes obras do Estado e para os municípios tocantinenses, que ora passam por graves dificuldades.
João Ribeiro
Senador
(Cristiano Machado – Portal CT)
João Ribeiro, vc não tinha bagagem mesmo p/ ser gov. do estado.Essa quem leva mesmo é o nosso Siqueira!
Foi a coisa mais sensata que o João Ribeiro fez, talvez durante toda sua vida política. Peitar o velho Siqueira seria o seu suicídio poítico. Siqueira será eleito com 85% dos votos. O povo devolverá a caneta ao velho Siqueira para que ele faça uma faxina neste EStado.
Uma pouca vergonha a tal de Dorinha vir a Araguatins pedir votos.
Não aceitamos mais paraquedistas e forasteiros. Fora Dorinha paraquedista!
Voce não terá nem 10 votos aqui em Araguatins. Terá que enfrentar os feras aqui de Araguatins: Aldivino, Josenildo, dentre outros.
Fora Dorinha!
Por esta, todos nós do lado de cá, ja esperávamos. Sem força para liderar o João desiste da disputa a tempo de “pedir penico” ao Velho Siqueira, que de bobo não tem nada, será bem recebido de volta ao grupo, e depois do Velho se sentar na Cadeira, o troco será dado….. “pois é dando que se recebe” diz a oração de São francisco….