Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

JICA discute Projeto Corredor ecológico do Jalapão

Noticias Relacionadas

Uma visita técnica entre representantes da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), na sigla em inglês, e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) definiu o planejamento de ação para continuidade do Projeto Corredor Ecológico do Jalapão. O encontro aconteceu na sede do Instituto, em Palmas, na tarde desta quinta-feira, 31, com as participações do chefe de equipe do órgão do Governo Japonês, Koji Asano, e do vice-presidente do órgão ambiental, Rômulo Mascarenhas, entre outros técnicos.

De acordo com Asano, a renovação do termo de cooperação para a implementação do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, que abrange Unidades de Conservação (UCs) do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, será estendida por mais oito meses, a partir de março. Segundo ele, o projeto do Jalapão recebeu uma das mais altas posições entre todos apoiados pela JICA no mundo.

Para Asano, nesta etapa, a intenção é minimizar os esforços no que se refere à JICA e maximizar a execução do Corredor junto aos parceiros. Enfatizou ainda que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Naturatins serão fundamentais para a manutenção do mosaico. Entre as ações previstas no planejamento inicial para o desenvolvimento das ações estão capacitações, formação do conselho, criação de um regimento interno, fortalecimento da educação ambiental, e ainda a definição de um responsável ou coordenador para atuar no Projeto.

Na ocasião, Mascarenhas sugeriu que fosse discutida entre os órgãos responsáveis a formulação de um termo de compromisso para que haja um acordo técnico na manutenção e continuidade do Projeto.

O Projeto

O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão visa reforçar a conservação dos ecossistemas da região por meio da integração entre as unidades de conservação federais e estaduais junto às comunidades do Jalapão. De forma participativa, o projeto tem como finalidade promover estratégias de ações para manter ou restabelecer a conectividade ecológica entre as áreas protegidas da região do Jalapão.

O Projeto abrange nove unidades de conservação, sendo três federais, a Estação Ecológica Serra de Tocantins, o Parque Nacional Nascentes do Rio Paranaíba (PI) e a APA Serra de Tabatinga (PI); duas estaduais e uma municipal em Tocantins – Parque do Jalapão, APA do Jalapão e Monumento Natural das Corredeiras e Cânion do Rio do Sono; duas estaduais na Bahia (APA Bacia do Rio Preto e Estação Ecológica do Rio Preto); e uma RPPN em Tocantins, Catedral do Jalapão.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias