Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ITAGUATINS: Homero Júnior se diz otimista com futuro da Hidrovia Araguaia-Tocantins

Noticias Relacionadas

Sem título
Coordenador Geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira e Homero Júnior

Recentemente empossado como Superintendente da Administração das Hidrovias do Tocantins e Araguaia (AHITAR), o ex-prefeito de Itaguatins, Homero Barreto Júnior, esteve em Manaus participando do Seminário Hidrovias 2014-2031, entre os dias 21 e 23 de novembro. Em pauta: temas voltados para o desenvolvimento hidroviário da região amazônica.

“Mesmo com temáticas mais voltadas para a navegação regional do Estado do Amazonas, os anseios por uma navegação de qualidade e eficiente são os mesmos que temos hoje no Tocantins e que nesse momento se concentra no esforço de viabilizar a tão acalentada Hidrovia Araguaia-Tocantins”, explica Homero Júnior. O superintendente da AHITAR comenta ainda que um dos grandes gargalos da navegação pelo Rio Tocantins, o Pedral do Lourenço, localizado no Pará, após os estudos e readequações nos projetos de derrocagem o edital de licitação será publicado no próximo mês. A derrocagem consiste em um processo de retirada ou destruição de pedras ou rochas submersas que impedem a plena navegação.

Homero Júnior disse que a informação foi repassada pelo Coordenador Geral de Portos Marítimos do DNIT, Valter Casimiro Silveira, que garantiu ainda a publicação, nos próximos dias, do edital de licitação do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental da Hidrovia Tocantins (EVTEA).  “Tal estudo visa avaliar as intervenções necessárias para implantação da Hidrovia Tocantins, podendo ampliar novos horizontes, como o trecho de Peixe-TO a Aguiarnópolis-TO, com 700 km de navegação a ser explorada”, explica Homero Júnior, que informa ainda que o Governo Federal já autorizou um investimento de 7,5 bilhões para as hidrovias no próximo ano.

O investimento realizado pelo Governo Federal gerará outros investimentos, como foi sentido pelo superintendente da AHITAR, Homero Júnior, nesse evento em Manaus. O superintendente esteve com grandes investidores, como o representante do Grupo Bertolinni de Transportes, que demonstrou  interesse  em investir no transporte hidroviário no Estado do Tocantins e região, bem como uma sinalização extremamente positiva do Governo Peruano, que através do Cônsul Geral do Peru em Manaus, Eduardo Rivoldi Micolini, que assegurou querer realizar transações comerciais com o Estado do Tocantins.

De acordo com o superintendente da AHITAR, Homero Júnior, que faz questão de salientar o apoio que tem recebido do Ministério dos Transportes e em especial do senador João Ribeiro (PR) como um forte aliado em Brasília, “o momento é de grande otimismo e entusiasmo, pois as ações e propostas que cercam o setor hidroviário são reais, e apontam para um acelerado desenvolvimento”. O superintendente entende que,  “a implantação de malha hidroviária operante representa não somente desenvolvimento, mas uma matriz de transporte econômica e ambientalmente viável, que além de integrar comunidades ao logo do rio, gera crescimento econômico e social”.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias