
A população de Itaguatins recebeu, no final desta tarde de sexta-feira, 19, a balsa de buriti, que partiu na quinta-feira, 18, de Estreito-MA, com destino a Marabá-PA, retratando a viagem original que resultou na fundação de Marabá.
A recepção calorosa à balsa ocorreu no porto principal da cidade, com moradores ribeirinhos saudando os viajantes e demonstrando enorme curiosidade em saber detalhes da viagem que refaz o mesmo percurso dos desbravadores do Tocantins, no início do século XX.
Ao partir de Estreito, o vice-prefeito de Marabá, Luiz Carlos Pies, e a presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foram recepcionados pelo prefeito daquele município, Cícero Neco Morais, o “Cicin, juntamente com outras autoridades locais.
Na oportunidade, o prefeito de Estreito entregou a Luiz Carlos Pies a bandeira daquele município para ser hasteada, na balsa, ao lado das bandeiras de Marabá, Carolina e as demais representações de municípios que serão aportados pela balsa.
Neste sábado, 20, pela manhã, a balsa deixou Itaguatins com destino a Imperatriz.
Cachoeira de Santo Antônio
Quando a balsa chegou à Cachoeira de Santo Antônio, em frente a cidade de Itaguatins, a força das águas do rio assustou os doze integrantes da balsa.

Como nas últimas 72 horas o nível do rio baixou bastante no entorno daquela região, a correnteza estava mais forte do que supunha a tripulação.
Para que a balsa descesse com total segurança, uma pequena lancha conduziu a embarcação de buriti pelo canal mais apropriado. (Com informações de Hiroshi Borgea/Fotos:Helder Messias)




