Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ITAGUATINS: Ações de conscientização marcam início do período de defeso

Noticias Relacionadas

Teve início nesta semana, em Itaguatins, no Bico do Papagaio, a campanha de orientação sobre o período de defeso, que proíbe a pesca em rios, lagos e outros corpos d’água até 28 de fevereiro de 2026, em todo o estado do Tocantins. A iniciativa busca informar pescadores e comunidades ribeirinhas sobre as regras de proteção à reprodução dos peixes e reforçar o combate à pesca predatória.

O período de defeso, conhecido como Piracema, é quando diversas espécies sobem os rios para desovar — um fenômeno essencial para o equilíbrio ecológico e a renovação natural das populações de peixes. Durante esses meses, está suspensa qualquer atividade de captura, transporte ou comercialização de peixes, com exceção das espécies provenientes de pisciculturas devidamente licenciadas.

Além da orientação direta aos pescadores, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Colônia de Pescadores de Itaguatins articulam ações educativas e campanhas de conscientização. O objetivo é fortalecer a preservação das espécies nativas e ampliar a participação da comunidade nas práticas sustentáveis, garantindo que os recursos naturais continuem sendo fonte de renda e sustento para as futuras gerações.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias