O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) participou de reunião no Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército (CIGEX), em Brasília, com o General da Divisão, engenheiro Ronalt Vieira para acompanhar o andamento dos processos de certificação de georreferenciamento das propriedades rurais do Tocantins.
De acordo com o deputado, estão em processo avançado a certificação de 1.000 propriedades. O objetivo da reunião foi reiterar a importância da finalização dos processos e da entrega do certificado de georreferenciamento aos produtores rurais.
“O Exército Brasileiro está executando este trabalho com competência, tenho convicção que em um prazo satisfatório é possível que os processos sejam encaminhados ao INCRA para a emissão dos certificados de georreferenciamento”, afirma Irajá.
“É muito oneroso para os produtores rurais aguardar um período tão prolongado por uma documentação exigida para realizar operações de comercialização e de registro cadastral da terra e até operações de crédito. Por isso estou acompanhando a análise dos processos que é esperado com ansiedade pelos produtores”, enfatiza o deputado.
O Georreferenciamento é o certificado exigido para as operações comerciais das propriedades rurais. A exigência foi estabelecida por lei em 2001. O certificado também atualiza a situação cartorial e cadastral da terra. (Cláudia Peixoto)




