Estão abertas as inscrições para a 17ª Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), no site do evento. O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de novembro.
Sob o tema “Direitos humanos e tecnologia”, a programação da Jornada mostra à comunidade paraense os resultados dos projetos extensionistas. Estima-se que mais de 550 pessoas – entre alunos, professores e técnicos – desenvolvam atividades de extensão em diversas comunidades.
A fim de mostrar esses trabalhos a um público amplo, a programação será realizada em diferentes locais. Em Belém, haverá eventos na UFPA, na Estação das Docas e no Complexo do Ver-o-Peso. Pela primeira vez, também haverá ações organizadas pela jornada nos campi da UFPA localizados nos municípios de Bragança, Breves, Castanhal e Cametá, os quais receberão oficinas, minicursos e atendimentos clínicos.
O que a 17ª Jornada de Extensão tem? – De 25 a 27 de novembro, além da programação destinada ao público acadêmico – apresentações dos trabalhos feitos por alunos vinculados ao Programa de Extensão da Universidade -, haverá também prestação de serviços e programação cultural abertos à comunidade em geral.
Além dos trabalhos de extensão, que continuarão a ser desenvolvidos nas comunidades, serviços que aliem tecnologia à garantia dos direitos de cidadania serão oferecidos para o público presente nesta Jornada.
Cursos de capacitação profissional, como os de padaria e caixa de supermercado, serão prestados gratuitamente. “A ideia é justamente especializar a mão de obra do entorno da Universidade”, declara o diretor da Diretoria de Programas e Projetos da Proex (DPP), professor Mauro Veloso. “O objetivo desses cursos é aumentar a expectativa de emprego das pessoas e, consequentemente, a renda delas”, conclui.
Também tem o “Prêmio Jovem Extensionista”- Quanto à programação acadêmica, os trabalhos de autoria dos alunos extensionistas da UFPA – inscritos até o dia 18 deste mês e apresentados durante a jornada – estarão concorrendo ao “Prêmio Jovem Extensionista”. Vale lembrar que a apresentação dos trabalhos pelos alunos bolsistas dos projetos é obrigatória. E a mostra do trabalho pode ser em forma de pôster ou comunicação oral.
Essa premiação seleciona os 15 melhores projetos de extensão. Desta forma, os alunos que receberem este reconhecimento terão seus trabalhos publicados em uma plataforma digital e eletrônica, ganhando visibilidade acadêmica.
Serviço
XVII Jornada de Extensão da UFPA: “Direitos humanos e tecnologia”, de 25 a 27 de novembro. Inscrições para apresentação de Pôster e Comunicação Oral: até dia 18 de setembro. Informações: consulte aqui o Edital da XVII Jornada de Extensão. Contato: (91) 3201-8391 e 3201-7260. (G1 PA).




