Com o apoio do Governo do Estado será realizado pelo Sebra-MA, em Imperatriz, o X Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), nestas quarta (24), quinta (25) e sexta-feiras (26), no Palácio do Comércio, Centro de Convenções e no Parque de Exposições de Imperatriz. Os organizadores do evento pretendem reunir um público estimado em cinco mil pessoas – dentre participantes e visitantes.
Na abertura o evento, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, será homenageado com o troféu Gledson Araújo Cangussu. O prêmio é uma homenagem do proprietário da Fazenda Princesa, Luís Augusto Lula e do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). Cláudio Azevedo será homenageado pelos serviços prestados ao setor leiteiro da Região Tocantina, bem como a implantação do Programa Balde Cheio, desenvolvido pelo Sebrae e da reestruturação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
O Maranhão vem apresentando um destacado crescimento na produção de leite, estando entre o quarto lugar no ranking dos estados do Nordeste, com mais de 365 milhões de litros de leite por ano.
O Enel é destinado a empresários, produtores rurais, indústrias de laticínios, fornecedores de máquinas e equipamentos, profissionais em geral, queijarias artesanais, estudantes, empresas especializadas, instituições e consumidores em geral. A programação abordará as cadeias da Bovinocultura, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras. No pavilhão estão instalados 48 estandes com exposição de máquinas e equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Ações paralelas como Encontro de Negócios, Vitrine de Produtos Lácteos, Concurso de Lácteos, Cine Produtor e atendimento a empreendedores também prometem atrair o público participante.




