Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

InfoAmazonia lança iniciativa de mapeamento e rede de mídias no território amazônico

Noticias Relacionadas

A InfoAmazonia, meio de comunicação independente e especialista em reportagens geolocalizadas, lançou no início de outubro um projeto para impactar o jornalismo produzido “sobre” e “a partir da Amazônia”.

Trata-se da Rede Cidadã InfoAmazonia, que chega com a proposta de conectar comunicadores locais e mídias regionais da Amazônia Legal. Vamos cocriar e difundir conteúdos com temas socioambientais produzidos no território amazônico. Atuando como facilitadora dessa rede, a InfoAmazonia pretende publicar estes conteúdos, que serão construídos de forma colaborativa, em seu site e outras mídias parceiras

“Unimos a nossa experiência no geojornalismo e a nossa capacidade de organizar um espaço de trabalho colaborativo para criar essa ideia. Nosso principal objetivo é o de promover o intercâmbio entre mídias e meios de comunicação para potencializar as histórias que precisam ser contadas e
conhecidas pelo público. Queremos valorizar a produção dos veículos de comunicação locais e regionais”, conta a jornalista Débora Menezes, coordenadora da Rede Cidadã.

Mapa Vivo de Mídias da Amazônia

O ponto de partida para o projeto da Rede Cidadã InfoAmazonia foi a elaboração do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, que traz dados de veículos de comunicação dos nove estados da Amazônia Legal. Identificamos os meios que estão falando sobre temas socioambientais e produzimos uma
breve análise do contexto de produção jornalística sobre a temática em cinco estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará).

A base de dados é aberta ao público e pode ser acessada no endereço infoamazonia.org/redecidada/mapa. Também é possível colaborar com a continuidade do mapeamento, indicando mídias que fazem cobertura socioambiental e que não foram adicionadas ainda. É desse mapeamento que estão sendo identificados possíveis parceiros para compor a rede.

Nessa primeira fase do mapeamento, realizada até outubro de 2022, foram identificados 282 meios de comunicação da Amazônia Legal, que trazem temas socioambientais a seus conteúdos. Segundo o estudo, apenas dois em cada dez meios de comunicação apresentaram editorias, seções ou
categorias agrupando notícias socioambientais.

Já a análise de conteúdos dos cinco estados amazônicos identificou materiais publicados durante o período de janeiro a dezembro de 2021 a partir de cruzamentos da combinação de
expressões-chave como, por exemplo, “Amazônia” e “mudanças climáticas”. Também foram entrevistados pesquisadores, ativistas, comunicadores e jornalistas da região, na intenção de compreender o cenário midiático e as dificuldades da cobertura jornalística.

Primeiros passos da Rede Cidadã A iniciativa foi lançada no webinário “Como a Amazônia Fala da Amazônia”, (disponível em https://youtu.be/EpwbIUgYKDA). A rede vai publicar e distribuir conteúdos no site da InfoAmazonia e nos meios de comunicação locais. A expectativa é a de publicar conteúdos em diferentes formatos, incluindo podcasts e newsletters.

Além disso, uma equipe de jornalistas irá produzir reportagens sobre a produção jornalística socioambiental na Amazônia, contando os bastidores dos meios de comunicação e seus personagens.

Os veículos que tiverem interesse em participar como produtores ou distribuidores de conteúdo podem entrar em contato com a rede pelo e-mail rede@infoamazonia.org.

Nesta primeira fase, as iniciativas de produção de conteúdo envolverão os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e
Maranhão.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias