O município de Imperatriz é pioneiro na criação do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Agora além de estimular, orientar sobre sustentabilidade, a prefeitura passa a desenvolver ações voltadas para o uso racional dos recursos naturas; bens públicos e gestão adequada de resíduos sólidos dentro da própria gestão municipal.
As diretrizes do programa A3P visam à redução do consumo de água, energia, e estimular licitações sustentáveis, entre outras. Para o secretário Municipal de Administração e Modernização, Iramar Candido, a execução do programa denota um grande desafio, sobretudo por se tratar da mudança de hábito, mas que certamente refletirão positivamente no meio ambiente.
“O plano de ação será elaborado a partir do diagnóstico de cada secretaria envolvida. E após isso será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. Nossa preocupação é promover a sustentabilidade dentro da própria gestão. E evidentemente promover a sustentabilidade na cidade”, diz.
Segundo a assessora de Projetos Especiais do Município, Ivanice Candido, o A3P é um programa que tem a finalidade de promover a responsabilidade socioeconômica e a doação de procedimentos, referenciais de sustentabilidades e critérios socioambientais nas atividades do setor público.
“Em Imperatriz, os eixos do programa estão centrados nas temáticas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos. Nós temos o projeto de coleta seletiva, temos feito acompanhamento desta ação, além de desenvolver capacitações para orientar a população. Mas queremos ir muito além”, ressalta. (iMirante)





