Com o objetivo de promover e difundir práticas sustentáveis na região sudeste do Pará, acontece nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6, a II Feira da Sustentabilidade, em Canaã dos Carajás. O evento ocorrerá no Ginásio Municipal Antônio Chorão, com abertura às 18h e deve reunir 2 mil pessoas.
Umas das empresas participantes é a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) que deve apresentar ações sustentáveis junto a agricultores familiares de quatro municípios da região serão mostradas durante o evento.
Em um estande montado na feira, a Emater vai mostrar o trabalho desenvolvido em Canaã dos Carajás, Curiónopolis, Nova Ipixuna e São João do Araguaia. “No evento, o público vai conferir produtos confeccionados a partir da bucha vegetal e também produtos derivados da banana, como doces”, diz o técnico da Emater em Curionopolis, Jorge Souza. No município, a empresa atende dois grupos de mulheres há mais de quatro anos. Elas produzem itens alimentícios a partir da banana e também são responsáveis pela produção de papel com a fibra da bananeira.
De Canaã dos Carajás, serão mostradas as ações da Emater com incentivo ao artesanato, apicultura e produção agrícola. Segundo o técnico Raimundo Conceição, a equipe também vai dar esclarecimento e orientação aos visitantes sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), crédito rural e outras informações referentes à agricultura familiar.
De Nova Ipixuna, serão mostrados produtos fitoterápicos e fitocosméticos feitos a partir da andiroba e que são produzidos por um grupo de projeto agroextrativista. De São João do Araguaia, a cooperativa formada pelas mulheres quebradeiras de coco vai expor e comercializar óleo, sabonete e farinha derivados do babaçu e ainda artigos artesanais confeccionados a partir da palha do babaçu. Os produtos são vendidos para toda a região e ainda para o Estado do Maranhão e para Brasília (DF). A Emater atende as quebradeiras de coco desde 2000.




