Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 22, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

IBAMA resgata onça-preta abandonada pela mãe após acidente

Noticias Relacionadas

Um filhote de onça-preta foi resgatado senama passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O animal foi abandonado no final da semana passada em Tucuruí, no sudeste do Pará. A fêmea, com cerca de três meses de idade, passa bem.

De acordo com o IBAMA, o animal teria se perdido, ou foi deixado pela mãe, numa estrada de acesso ao município, após um incidente com praticantes de “rally off-road”. A pequena onça-preta acabou sendo recolhida por um dos participantes do rally e levada para o município de Cametá, no nordeste do estado, onde foi entregue aos Bombeiros cinco dias depois do acidente.

Filhote de três meses de idade ficará sob cuidados do Museu Emílio Goeldi, em Belém (Foto: Divulgação/Ibama)

Segundo o Corpo de Bombeiros de Cametá, um dos quadriciclos da competição teria atropelado a onça adulta, quando o felino fazia a travessia para a floresta com dois filhotes. Acuada, a fêmea conseguiu fugir levando um deles, mas deixou o outro para trás.

O IBAMA foi acionado pelo Corpo de Bombeiros da região. Dois analistas ambientais foram enviados para Cametá na manhã de ontem e recolheu o felino no final da tarde. Segundo o Ibama, como o filhote de onça ainda não adquiriu experiência necessária para sobreviver, no pouco tempo em que ficou com a mãe, ele dificilmente poderá retornar à natureza.

“O filhote ficou cinco dias na residência de um morador de Cametá e depois foi entregue aos Bombeiros de lá. Na noite de quinta-feira fomos até o porto da cidade e trouxemos a onça pra Belém. O animal parece estar bem e se alimenta de leite. O próximo passo é fazer exames como hemograma, e procurar saber do estado nutricional do animal”, disse Nélio Saldanha, analista ambiental que resgatou o filhote.

O Ibama informou que até os próximos meses, o animal ficará sob os cuidados do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, até que se defina qual a melhor destinação para o espécime.

Os analistas ambientais explicam que a onça-preta é uma onça-pintada, com melanismo e integra a lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, além de ser protegida pela Convenção Internacional sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES). (G1)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias