Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, janeiro 20, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

IAP promove em Marabá oficina de produção de vídeo

Noticias Relacionadas

São inúmeras as plataformas da internet que vêm possibilitando hoje o aumento da produção de vídeos, especialmente por adolescentes. Para aliar a técnica ao conteúdo e tecnologia, o Instituto de Artes do Pará (IAP) leva a Marabá, no sudeste do Estado, a oficina “Vídeo de Bolso”, ministrada pelo documentarista Guto Nunes. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Segundo Guto Nunes, a oficina possibilita o conhecimento das técnicas de produção de vídeo nos mais variados gêneros, formatos e etapas, com ênfase nas câmeras fotográficas digitais e celular. Em quatro dias, o curso abordará a linguagem audiovisual desde seu histórico, planejamento, pré-produção, produção e pós-produção. Também serão trabalhados o roteiro, os planos, os enquadramentos e o uso de software de edição não linear. Ao todo, serão 30 horas de teoria e prática.

Graduado em artes visuais e tecnologia da imagem e com mestrado em comunicação, linguagens e culturas pela Universidade da Amazônia (Unama), Guto Nunes é professor universitário há dez anos. Dirigiu o documentário “Mestre Damasceno – O Resplendor da Resistência Marajoára” (2011), contemplado pela Lei Semear. Participou da oficina de formatação de projetos cinematográficos, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, e produção de TV e vídeo no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no mesmo Estado.

Ministrou oficina pelo Circuito Cultural Banco do Brasil Itinerante e ganhou prêmio da Secretaria da Diversidade e Identidade Cultural a Mestre Damasceno, da Ilha do Marajó, em 2010. É Organizador do Festival de Vídeo Universitário de Belém Grão Vídeo, contemplado pela Lei Tó Texeira 2012. Atualmente, atua como produtor cultural e técnico em cinema e é facilitador da linguagem do audiovisual do projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Serviço: oficina Vídeo de Bolso, com o diretor Guto Nunes, em Marabá. De 30 de maio a 2 de junho, no Galpão da Artes de Marabá (GAM). Inscrições gratuitas, pelos telefones (94) 9204-1477 e 8116-4339. Parceria: GAM e Talentos Amazônia. Realização: Instituto de Artes do Pará (IAP).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias