Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hospital estadual implanta programa de atenção à melhor idade

Noticias Relacionadas

Pensando na melhoria da qualidade de vida da pessoa com mais de 60 anos, o Hospital Estadual Adelson de Souza Lopes (Vila Luizão) deu início na sexta-feira, 23, ao Grupo “Melhor Idade”. O objetivo é promover, junto ao idoso, a intervenção médica e multiprofissional para melhorar a mobilidade geral, a capacidade básica de autocuidado, o esclarecimento acerca da importância da equipe multiprofissional em ambiente hospitalar, mais precisamente na reabilitação e inclusão do paciente geriátrico.

A diretora da unidade estadual da Vila Luizão, Ana Emília Castelo Branco, explicou que a população com 60 anos ou mais, soma 21 milhões de pessoas, daí a importância de criar um grupo de profissionais capacitados para cuidar desta faixa etária. “São pessoas que têm maior propensão a doenças relativas ao aparelho cardiovascular, hipertensão e diabetes e a doenças das articulações (artrose e osteoporose)”.

A equipe multiprofissional do projeto é formada por médicos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos. O coordenador do projeto, terapeuta ocupacional Robson Dias, disse que serão oferecidas palestras, dinâmicas de grupos e oficinas terapêuticas. “Também vamos ensinar massagem para promover sensação de bem estar e sugerir aconselhamento pertinente às alterações que deverão ser feitas nas atividades de vida diária para que o paciente assim obtenha uma melhor qualidade de vida”.

Robson Dias também adiantou que os familiares dos cerca de 60 idosos já cadastrados no programa da Vila Luizão serão sensibilizados da importância da convivência para uma melhor aceitação e recuperação do paciente geriátrico. “Os idosos também participarão de peças literárias, um poema ou música, que assim transmita respeito e apreciação e, ainda, terão suporte para a elevação da autoestima e a estimulação da esperança”.

As reuniões serão realizadas duas vezes ao mês, onde os profissionais irão orientar como prevenir a ocorrência de doenças ocupacionais, como: tendinites e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral aos idosos, por meio de atividades laborais (ginástica laboral). “Vamos orientar os idosos quanto ao posicionamento, transferência e mudanças de objetos, promover reeducações respiratórias e oficinas de educações posturais”, concluiu.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias