
O cúpula da Saúde Pública do Tocantins, tendo a frente a secretária de saúde, Vanda Paiva, anunciou na manhã desta terça-feira, 20, que a estrutura do Hospital Regional de Augustinópolis passará a funcionar provisoriamente em Araguatins, no Hospital Municipal e no Hospital Nossa Senhora Aparecida. No Hospital Municipal, com 26 leitos, serão disponibilizados os serviços de clínica cirúrgica e ortopedia. Já no Hospital Nossa Senhora Aparecida, que tem 22 leitos, se concentrarão os atendimentos de obstétrica e neonatologia. A transferência será feita nos próximos 30 dias.
Em Augustinópolis ficará apenas o atendimento de Clínica Médica sendo oferecido no prédio onde funcionava Augustu’s Hotel, que está sendo adaptado. Neste local, serão oferecidos 28 leitos – dois em cada quarto.
A medida foi anunciada em Augustinópolis durante reunião com a Comissão Intergestores Regional (CIR) do Bico do Papagaio, composta pelos municípios de Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Tocantinópolis, que debateu no Centro de Ciência Juridicas da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) a reorganização da Rede Hospitalar na região.

A transferência para Araguatins dos atendimentos hospitalares se dará em virtude da reforma e ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis, que terá seu processo licitatório finalizado até o mês de março de 2013, prazo em que também se devem iniciar as obras na unidade hospitalar. Segundo Vanda Paiva as obras deverão ficar prontas até dezembro de 2013 e os recursos são empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O novo hospital em Augustinópolis terá 200 leitos, um aumento de 87% em relação a atual estrutura. Além disso, o estabelecimento passará a oferecer procedimentos de alta complexidade, disponibilizando atendimentos que hoje não são possíveis de se realizar no local. A área total do novo hospital é de 4.595 metros quadrados e o número de médicos que trabalharão no local é 72. (Fotos: Daniel Machado e Aquiles Lins)




