
O Diretório Nacional do partido Cidadania (Cidadania 23) oficializou na quinta-feira, 26, a nomeação de uma nova Comissão Provisória para o estado do Tocantins, tendo a frente o ex-prefeito de Itaguatins, Homero Júnior. A medida tem validade inicial de até seis meses e tem como objetivo organizar o partido nos municípios e viabilizar a realização dos congressos municipais e estadual. A resolução orgânica de número 004/2025 foi assinada pelo presidente nacional da sigla, Comte Bittencourt, e pelo secretário-geral Regis Cavalcante.
Quem comandava o partido nos últimos 10 anos do Tocantins, era o deputado estadual Eduardo do Dertins.
O Cidadania era o antigo partido Comunista Brasileiro (PCB), que mudou de nome para PPS e hoje se chama Cidadania.
A nova comissão será responsável por conduzir o processo de reestruturação partidária no estado, promovendo o fortalecimento das bases e preparando o Cidadania para os próximos desafios eleitorais. Segundo o documento, a composição da comissão é a seguinte:
- Presidente: Homero Barreto Junior
- Vice-Presidente: Ismael Freire Cavalcante
- Secretária-Geral: Laura Pita Lopes
- Tesoureiro-Geral: Luciênio Monteiro Costa
- Membro: Expedito Leite Mourão
- Suplente: Hitallo Yago Rodrigues Santos
A resolução também determina o envio do pedido de anotação da Comissão Provisória à Justiça Eleitoral, conforme previsto no estatuto partidário. A nomeação entra em vigor a partir da data de publicação no site oficial do partido.
Com essa iniciativa, o Cidadania busca renovar sua atuação no estado do Tocantins, promovendo alinhamento político e fortalecimento institucional com foco na ampliação da representatividade nas esferas municipal e estadual.
