Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Hemorrede realiza teste NAT para ampliar segurança transfusional

Noticias Relacionadas

A Hemorrede do Tocantins, em conjunto com a Fundação Hemocentro de Brasília, se antecipa à determinação do Ministério da Saúde, iniciando nesta terça-feira, 30 de outubro, a realização do Teste de Amplificação de Ácido Nucléico – NAT para HIV e Hepatite C em todas as amostras de sangue dos doadores. Diminuindo o risco de transmissão de patógenos em transfusões de sangue, aumentando a segurança transfusional, resguardando a saúde dos receptores/pacientes.

Segundo a diretora de Gestão da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, o Teste de Amplificação de Ácido Nucléico – NAT consiste em um exame de biologia molecular, realizado para detectar o ácido nucléico do vírus do HIV e da Hepatite C, em bolsas de sangue destinadas à transfusão.

“O objetivo do teste NAT é identificar precocemente este tipo de vírus. Neste teste é possível identificá-los em bolsas doadas com níveis de anticorpos indetectáveis pelos testes sorológicos tradicionais, garantindo desta forma, a ampliação da segurança da transfusão sanguínea nos pacientes inerentes às Unidades de Saúde do Tocantins”, disse a Pollyana.

A regulamentação da implantação dos testes NAT na Hemorrede brasileira foi iniciada em 2002, por meio da Portaria nº. 262 de fevereiro de 2002, porém o alto custo de implantação desta nova tecnologia e as dificuldades estruturais provocou atraso na sua implantação. No entanto, a partir do mês de novembro/2012 o Ministério da Saúde, irá  determinar as Hemorredes Nacionais à realização do teste, com a testagem de 100% das bolsas de sangue oriundas de doação voluntária nos serviços de hemoterapia.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias