Está programada para o período de 4 a 8 de fevereiro, a campanha de doação de sangue do Hermocentro Regional de Marabá, que tem como tema ‘O carnaval está no sangue do paraense. A solidariedade também. Doe sangue”. A unidade conta com apoio dos voluntários para atingir a meta de 250 doações, que vão suprir estoque estratégico da unidade para atendimento satisfatório da demanda transfusional do Sul do Pará.
Segundo o responsável técnico do hemocentro, Dr. Fernando Monteiro, a mobilização solidária contará com a colaboração de instituições públicas e privadas de Marabá, que atuam na sensibilização de voluntários para a doação de sangue. “Estamos preparando uma grande campanha para recepcionar os voluntários, tudo para agradecer o gesto de amor ao próximo, especialmente, num período festivo em que a hemorrede estadual enfrenta redução do número de comparecimento de doadores”, ressaltou, apostando no alcance da meta.
Quem pode doar sangue: Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos; peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O resultado desses exames podem ser obtidos on line, pelo site www.hemopa.pa.gov.br, em 30 dias após a coleta do sangue. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. O doador deve estar bem alimentado.




