A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou nesta segunda-feira (16) em Igarapé-Açu, município do nordeste paraense, a atualização cadastral dos beneficiários do Bepah (Benefício estadual para pessoas acometidas pela hanseníase). A ação acontecerá no município até sexta-feira (20), das 8 às 17h. Os beneficiários devem apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. A Seas conta com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde. Quem não participar da atualização cadastral terá o benefício bloqueado temporariamente.
Dados da Diretoria de Renda e Cidadania da Seas mostram que 124 pessoas tiveram o benefício bloqueado a partir de março deste ano. Esses beneficiários têm até 90 dias para regularizar a situação, caso contrário o benefício será cancelado. Dúvidas referentes ao bloqueio temporário do benefício podem ser esclarecidas com a equipe técnica da Seas.
Aqueles que receberam a visita técnica da Seas em 2010, ou que já participaram da ação em 2011, estão com seus cadastros atualizados. Quem perder o prazo da ação no município pode comparecer à sede da Seas, em Belém, ou à Secretaria de Assistência de seu município, para fazer o recadastramento.
Segundo a gerente do Bepah, Waldeni Farias, a ação objetiva aumentar a cobertura de beneficiários no Pará, com dados cadastrais completos e atualizados. “Só em 2011 já atualizamos mais de 1.500 cadastros, o que nos possibilitou identificar beneficiários que já faleceram ou que mudaram de endereço”, informou.
A ação é realizada em cumprimento à Lei 05/90, e objetiva também promover a inserção dos beneficiários nas políticas sociais existentes no município.
O benefício é um auxílio estadual mensal concedido ao hanseniano reconhecidamente pobre, incapaz para o trabalho, que não recebe ajuda financeira de nenhuma instituição, com renda mensal de até cinco salários mínimos e que reside no Pará há pelo menos um ano. A lei estabelece revisão anual do benefício, com a comprovação de tratamento de saúde.
Os interessados podem obter mais informações na Seas, pelo número (91) 3244-9742.




