Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Grupo Novo Mundo amplia operações no TO

Noticias Relacionadas

Nesta quarta-feira, 12, o presidente da Novo Mundo, Carlos Luciano e o presidente do E-commerce da empresa, Agenor Braga, anunciaram novos investimentos no Tocantins. Motivados pela localização geográfica pelos incentivos fiscais oferecidos do governo, o grupo instalará aqui dois centros de distribuição das lojas físicas, o centro de operações do e-commerce a uma fabrica de colchões e estofados.

As negociações foram intermediadas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI). Ao grupo, foi doada uma área de 30 mil m², localizado na TO 0-50, saída para a cidade de Lajeado, para a construção de dois galpões de 10 mil m² cada um.

A Novo Mundo está instalada no Tocantins com 10 lojas e atualmente gera 800 empregos diretos. Com centro de distribuição, pelo menos mais 400 novos empregos diretos serão gerados pela empresa.

Assim que o centro estiver concluído, a empresa transferirá para o Tocantins as operações do e-commerce e os produtos comercializados via internet serão distribuídos para todo o Brasil a partir do Tocantins. De acordo com o presidente da empresa o setor é um dos que mais cresce e o Tocantins vai se beneficiar com isso. “O e-commerce representa hoje a nossa maior loja, 12% da nossa venda é feita pela internet e o setor tem crescido 50% a cada ano. O fato da empresa montar o centro de distribuição aqui deixa imposto, deixa emprego e deixa um consumidor satisfeito”.

Ainda como parte do plano de ampliação, a empresa adquiriu um lote em Araguaína, onde será instalada uma fabrica de colchões e estofados do grupo e outros centro de distribuição de produtos, este como foco no atendimento ao sul do Pará e Maranhão. O Tocantins será o único estado do País a possuir dois centros de distribuição de grupo.

De acordo com o presidente, a localização geográfica e a politica de desenvolvimento do Estado foram decisivos nos planos de expansão da empresa. “A localização geográfica do Tocantins nos permite distribuir para todo o Brasil. Além disso, há os incentivos, o estado quer atrair as empresas e tem uma importante politica de desenvolvimento”, afirmou o presidente.

O secretário da SEDECTI, Paulo Massuia, lembrou a importância econômica para o Estado com a vinda deste centro de distribuição para região, ‘’ é um novo cenário econômico e social que se apresenta para o Tocantins, pois, uma empresas com o porte e o tamanho da Novo Mundo, se instalando aqui teremos emprego, mais renda”, diz Massuia.

Segundo o gestor, os dois empreendimentos do grupo no Tocantins se enquadram em políticas específicas de incentivos fiscais. “O centro de distribuição terá um incentivo fiscal de comércio atacadista. Já o e-commerce tem o incentivo fiscal para comércio eletrônico que reduz a taxação”.

Como funciona o e-commerce

O e-commerce é um incentivo fiscal direcionado para empresas inscritas no cadastro de contribuintes do Tocantins, que pratiquem atividade comercial, exclusivamente, via internet ou de vendas por correspondência. O incentivo é um concedido através do CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins. A finalidade deste incentivo é fomentar um novo segmento econômico no Estado; utilizar a capacidade logística do Estado; geração de emprego e renda.

Esse incentivo tem 1% de ICMS sobre o valor das vendas de bens ou mercadorias, via Internet ou por correspondência aos consumidores de outras unidades da federação; 2% nas operações que importem do exterior, mercadorias para revenda.  A contribuição de 0,3% (s/faturamento mensal), ao Fundo de Desenvolvimento Econômico.

Os benefícios serão concedidos mediante análise e aprovação da documentação exigida, da Carta Consulta e do projeto de viabilidade econômico-financeira do empreendimento, pela Secretaria Executiva e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins. E formalização de Termo de Acordo de Regime Especial (TARE).

Desde 2007 esse tipo de incentivo é oferecido pelo Governo do Estado e hoje conta com 36 empresas que foram contempladas por esse incentivo no Estado.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias