Um convênio assinado entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 16,8 milhões, trará para o Estado, ainda no segundo semestre deste ano, equipamentos de última geração que serão utilizados pelo Corpo de Bombeiros no combate às queimadas nos municípios do interior do Pará. O anúncio deste novo investimento foi feito na manhã desta terça-feira, 2, pelo governador Simão Jatene, durante a cerimônia cívico-militar alusiva à criação do Corpo de Bombeiros no Brasil, que completa 157 anos em 2013.
Os equipamentos serão utilizados em incêndios florestais de grande porte, onde é necessário recorrer aos equipamentos pesados, tais como: tratores com lâmina e motoniveladoras. “Assinamos este documento ontem com o BNDES para financiar estes equipamentos. Com isso, o que a gente espera é ajudar a elevar a auto estima da tropa, porque é exatamente essa auto estima que incentiva mais o desenvolvimento de ações que têm como último objetivo ajudar as pessoas”, disse o governador.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Hilberto Sousa de Figueiredo, afirmou que os recentes investimentos feitos pelo Governo do Estado têm sido significativos para o desenvolvimento das atividades da corporação. “Nunca recebemos tantos equipamentos e investimentos como nesta atual gestão do governo. Carros, viaturas, equipamentos individuais, lanchas, ônibus e etc. Com esse apoio que estamos recebendo do Governo temos o dever de retribuir à sociedade com mais serviços e mais eficiência”, ressaltou o coronel.
Ele também falou sobre a evolução do Corpo de Bombeiros do Pará, que foi fundado em 1882, com apenas quatro bombeiros e alguns equipamentos. “Hoje, a nossa corporação é formada por e 3.127 militares, entre homens e mulheres, praças e oficiais. Temos adquirido equipamentos cada vez mais modernos e pretendemos continuar nos aperfeiçoando cada vez mais”, disse. Ainda de acordo com ele, o Corpo de Bombeiros do Pará atende uma média de 26 mil ocorrências por ano em todo o Estado.
Durante a solenidade foi realizada também a condecoração de personalidades civis e militares, com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar D. Pedro II, pelo governador do Estado. Instituída no Corpo de Bombeiros Militar do Pará pelo decreto n.º 2.523, de 13 de maio de 1994, a medalha do Mérito Bombeiro Militar D. Pedro II destina-se a homenagear civis e militares que tenham prestado serviços à corporação, e bombeiros militares que no seio da classe, se destacaram pelo seu valor pessoal, de modo a contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento e projeção da instituição no âmbito estadual e nacional, sendo concedida em 2 de julho, data comemorativa ao Dia Nacional do Bombeiro.




