Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo Federal reconhece situação de emergência em Rondon do Pará

Noticias Relacionadas

Uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI), publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (12), reconheceu a situação de emergência no município de Rondon do Pará, no sudeste paraense, devido às erosões provocadas pela força das águas.

Desde o último dia 19 de fevereiro, pelo menos 19 pontos na cidade são monitorados pela Defesa Civil Estadual por apresentarem risco de desmoronamento. Um levantamento realizado pelo Serviço de Geologia do Brasil apontou que além da existência de solo arenoso nestes locais, a retirada da vegetação e a ocupação desordenada agravam a situação.

A maior das crateras, localizada na rua Bahia, tem 25 metros de largura e 15 de profundidade. No local, o asfalto foi consumido e  pelo menos três casas foram interditadas pela Defesa Civil. No entorno da cratera foram colocadas barreiras e refletores nos acessos à rua para impedir que curiosos se aproximem do local. As famílias que habitavam as moradorias próximas foram remanejadas e estão recebendo o auxílio do aluguel social para moradia temporária.

De acordo com a portaria, após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir auxílio para ações de resposta, que são voltadas para o socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias