Agricultores familiares das Regionais de Itapecuru-Mirim e Timon recebem do Governo do Estado, nesta sexta-feira (21) e sábado (22), sementes selecionadas de alta qualidade, germinativa de arroz e milho, para a safra 2012/2013. São 152,7 toneladas, sendo 55,7 t de sementes de arroz e 97t de sementes de milho, que vão atender 11.200 agricultores familiares nos 15 municípios situados nessas regionais.
A distribuição das sementes nesses municípios será feita pelos secretários de Estado Luis Fernando Silva (Casa Civil), representando a governadora Roseana Sarney, e (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho.
Luis Fernando Silva informou que a produção de grãos no Maranhão cresceu em 2012, devendo atingir um patamar de3 milhões de toneladas. Ele disse que, para estimular a plantação de grãos na Agricultura Familiar na safra de 2012/2013, com aumento na produção e na produtividade, o Governo do Estado está distribuindo as sementes selecionadas, conforme o calendário de plantio de cada região, e prestando assistência técnica.
“Estamos trazendo sementes de qualidade e assistência técnica para os agricultores familiares maranhenses para que tenham melhores condições de produção e geração de excedente de produção para comercialização, com aumento da renda familiar.”
Agricultores atendidos
Dos 11.200 agricultores familiares que vão receber as sementes, 6.500 são da Regional de Itapecuru-Mirim, abrangendo os municípios de Itapecuru, Anajatuba, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Vargem grande. Desta regional, os agricultores vão ganhar 105t de sementes, sendo 40 toneladas de arroz e 65t de milho.
Na regional de Timon, que abrange os municípios de Parnarama, Matões e Timon, vão ser atendidos 4.700 agricultores familiares com 47,7 toneladas de sementes, sendo 15,7t de sementes de arroz e 32t de sementes de milho.
A aquisição de sementes para a Agricultura Familiar do Maranhão é uma ação do Programa Viva Sementes, do Governo do Estado. As sementes são adquiridas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e distribuídas pelos 19 Escritórios Regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), em conjunto com prefeituras municipais e sindicatos rurais.




