
Representantes de órgãos do governo do Estado chegaram na manhã desta quarta-feira, 27, a São Domingos do Capim, município do nordeste paraense, para definir a programação do 13º Festival da Pororoca e do 15º Campeonato de Surf na Pororoca. A reunião aconteceu no Telecentro da sede municipal. Além da mudança na data do evento, antecipada para a segunda semana de abril, já ficou acertado que a Prefeitura de São Domingos vai garantir ações e a infraestrutura necessária para receber atletas e demais participantes do festival.
Servidores de 10 órgãos do governo participaram da discussão sobre as ações que serão realizadas antes, durante e depois do evento. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) realizará obras na Rodovia PA-127, que dá acesso ao município. A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) garantirá o suporte para a comunicação via internet, melhorando o sinal do Programa Navegapará.
As Secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e de Cultura (Secult), Instituto de Artes do Pará (IAP), Fundação Carlos Gomes, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Fundação Curro Velho, em parceria com a Prefeitura, ministrarão oficinas de artes, educação e música para moradores de São Domingos.
Surf noturno
A grande novidade deste ano será a prática do surf noturno, com pranchas iluminadas com LED. Segundo a coordenação do evento, as pranchas são fabricadas na Espanha. Ainda durante o festival acontecerão shows com artistas locais e lutas de MMA, denominadas “Pororoca Fight”.
Ana Júlia Chermont, diretora da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), ressaltou que o evento é uma realização da Prefeitura local com o apoio de vários órgãos do governo estadual. “Estamos trabalhando para o sucesso do evento. Esta é a primeira reunião na cidade. Na próxima semana nos reuniremos com as equipes das áreas de Saúde e Segurança Pública. Também estamos finalizando a vinda do Pro Paz Presença Viva e Cidadania, que realizará mutirões na área de saúde e para retirada de documentos, oferecendo cidadania aos moradores”, informou a diretora.
Yoiti Nakata, prefeito de São Domingos do Capim, afirmou que a Prefeitura quer fazer o melhor para receber os visitantes, e a parceria com o governo estadual vai contribuir para o êxito de mais um festival. “A parceria dará um grande apoio para a Prefeitura realizar com toda a estrutura este evento, que chama a atenção do Pará e do restante do mundo”, ressaltou o prefeito.
Após a reunião, todos foram conhecer a Ilha do Tóio, onde acontece a competição de surf. Em conversa com moradores do local, a equipe definiu que a data do evento, inicialmente marcada para o período entre 25 e 28 de abril, será antecipada para o período de 10 a 14 de abril, coincidindo com a lua nova. Segundo os moradores, será a época propícia para o fenômeno da pororoca.
Noélio Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca (Abraspo), confirmou a presença de equipes de televisão da China e do Japão na cobertura do festival, que terá entre suas atrações o lançamento de um livro sobre a história do surf na pororoca, escrito pelo jornalista paraense Paulo Sílber. Noélio informou ainda que a competição deverá reunir mais de 100 atletas de todo o planeta, com espaço para os não profissionais, na modalidade “free surf”. (Antenor Filho)




