Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo do PA fortalece ações no setor produtivo da Região do Araguaia

Noticias Relacionadas

Depois de conhecer as demandas do setor produtivo da região do Araguaia no encontro “Diálogos Abertos”, os secretários de Estado e representantes de órgãos ligados ao Governo do Pará deixaram Redenção com uma série de reuniões de trabalho marcadas ainda para novembro, com a presença de equipes das secretarias e lideranças empresariais da região.

O encontro de sábado, 7, na Câmara Municipal de Redenção teve a presença dos secretários de Estado Adnan Demachki, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Luís Fernandes Rocha, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Justiniano Neto, do Programa Municípios Verdes e Adenauer Góes, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), além de Luciano Guedes, diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Daniel Nunes, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), e Luís Pinto, diretor de agricultura familiar da Secretara de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), na ocasião representando o secretário Hildegardo Nunes. Quem também acompanhou os secretários da área de produção foi o vice governador do Estado, Zequinha Marinho.

Para o titular da Sedeme, Adnan Demachki, foi importante interagir com as lideranças do setor produtivo de Redenção e municípios da região, pois além de informar as ações na área de produção do governo, o momento serviu também para esclarecer dúvidas das lideranças locais – ao mesmo tempo em que o governo se aproximou dos cidadãos ouvindo seus anseios e suas demandas. O secretário acrescenta que a intenção não é prometer resolver todos os problemas, mas assegura que disposição não vai faltar aos membros do governo em procurar amenizar as dificuldades e entraves que a área produtiva da região encontra.

A aproximação crescente entre o Governo do Estado e o setor produtivo das regiões deixa uma perspectiva animadora. “A Sedeme tem uma missão importante de ser a indutora do desenvolvimento e do sucesso produtivo do Pará. Temos gargalos a resolver em conjunto, principalmente em áreas como regularização fundiária e ambiental, mas o entendimento, os esclarecimentos e o encaminhamento de soluções vêm acontecendo. O Sul do Pará sempre demandou uma maior presença do Governo do Estado para resolver certos problemas. Nosso Governo demonstra que estamos encontrando os caminhos, os secretários estão dispostos e têm se entregado a este trabalho em 2015”, destacou o vice governador Zequinha Marinho.

Na opinião de Mário Moreira, uma das lideranças empresariais da cidade, o laço entre o Sul do Pará e o Governo ficou mais estreito depois do encontro, que classificou como ”extraordinário”. “Recebemos praticamente metade do Governo na cidade, coisa que nunca existiu antes. Quero agradecer e parabenizar a presença dos secretários e do vice governador. São iniciativas assim que transformam uma região”, destacou. O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, concordou. “É uma grande oportunidade, pois ouvimos as demandas do setor sobre o desenvolvimento da região do Araguaia, que é tão importante para o Estado. Entre os temas abordados pela população, falamos do importante monitoramento que a Adepará tem feito no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Já temos seis projetos de núcleos de recolhimento de embalagens para o sul e sudeste e esse passo é muito importante”, disse Luciano Guedes. (Com colaboração da Ascom Adepará)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias