O sudeste do Pará ganha nesta quinta-feira, 25, mais uma delegacia de Polícia. Desta vez é o município de Cumaru do Norte, a 90 quilômetros de Redenção, que passa a contar com uma nova unidade, das 40 previstas para serem construidas e outras 100 que serão reformadas até o final desta gestão, dentro do que prevê a Agenda Mínima do Governo para a área de segurança pública. Além de garantir novas e melhores instalações físicas, a reestruturação das polícias inclui a aquisição de equipamentos mais modernos, novas viaturas, capacitação e contração de novos servidores. Esta é a 13ª delegacia entregue pelo Estado, que até o final do ano deverá colocar em funcionamento mais 25 unidades na capital e no interior.
O diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués, da Polícia Civil, afirma que várias obras estão em andamento e devem ser entregues ainda este ano. Há outras em processo de licitação com previsão de serem concluídas até 2013. “É um investimento que está acompanhando a meta estabelecida pelo Governo”.
Estruturação
A unidade que será inaugurada nesta quinta-feira em Cumaru do Norte está toda equipada, conta com salas climatizadas e ambientes adaptados aos portadores de necessidades especiais, de forma a garantir o melhor atendimento à população. A unidade conta, ainda, com uma viatura para atender as ocorrências, que até então eram encaminhadas para a delegacia de polícia de Redenção.
Além de Cumaru, também devem ser inauguradas até o final do ano 25 delegacias localizadas na Região Metropolitana de Belém e interior do Estado. Destas, cinco já estão com obras licitadas – Ourilândia do Norte, na região sudeste; Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, e Cabanagem, Atalaia e Aurá, na RMB. Estão em construção as delegacias de Alter do Chão, em Santarém; Delegacia da Mulher, em Santarém (no oeste), onde também funcionará o Programa Pro Paz Integrado; Mojuí dos Campos (oeste), a Delegacia de Benevides (RMB); Delegacia do Benguí e Seccionais Urbanas da Marambaia e Icoaraci, em Belém; Delegacias da Guanabara, Jaderlândia e Júlia Seffer, em Ananindeua (RMB) e Delegacia de Decouville, em Marituba (RMB).
No ano passado, nove unidades policiais foram reformadas ou construídas. Entre as obras já concluídas estão as do Arquivo Central da Polícia Civil e das delegacias dos municípios de Santa Bárbara do Pará (RMB), Porto de Moz (região do Xingu), Viseu (nordeste) e da Divisão de Homicídios, além da Unidade Integrada Pro Paz no bairro da Terra Firme, em Belém.
Faz parte da estruturação, além da implantação de delegacias especiais, como a da Mulher, a criação de unidades integradas de Polícia. Estas unidades, onde as polícias Civil e Militar trabalham juntas prestando serviços à população, de acordo com o titular da DPI, será implantado em cidades que ainda não têm delegacia e que possuem poucos habitantes. Dez municípios já foram escolhidos para receber as unidades integradas. O primeiro, que será contemplado até maio, será São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó.
Para o delegado, a estruturação implementada pelo Estado reflete no melhor atendimento prestado à população. “Todos esses investimentos em infraestrutura, novas viaturas, equipamentos e servidores vão garantir que a população seja melhor atendida e assistida. É possível dar uma resposta mais ágil à sociedade, que precisa da Segurança Pública”, destacou Maués, que informou que o Estado irá contratar ainda este ano 600 novos servidores para trabalhar nas novas unidades.




