Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo divulga pesquisa sobre o perfil do turista que visita o Pará

Noticias Relacionadas

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) divulgam ainda este mês pesquisa de demanda do turismo doméstico, ou seja, dos brasileiros que visitam o Pará, feita entre janeiro e dezembro de 2011. O levantamento, executado pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), revela o perfil e o comportamento de viagem dos turistas, assim como a avaliação que esses visitantes fazem sobre o destino Pará.

Segundo o coordenador de Estudos e Pesquisas da Setur, Admilson Alcântara, em 2011 cerca de 770 mil turistas visitaram o Pará, deixando no Estado cerca de R$ 380 milhões. O ano de 2012 deve fechar com cerca de um milhão de visitantes, que deixam no Estado R$ 400 milhões. Para este ano, o fluxo doméstico deve ser de 784 mil turistas.

A pesquisa está sendo analisada pela Setur. No recorte econômico, o trabalho tem a parceria do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Pesquisas como esta são muito úteis ao planejamento de ações de promoção do turismo paraense e de atração de investidores ao nosso destino turístico”, diz a presidente da Paratur, Socorro Costa.

O secretário de Turismo, Adenauer Góes, ressalta que outras pesquisas foram divulgadas ao longo deste ano pela Setur e Dieese, com apoio da Paratur, e que de fato fortalecem o turismo como atividade econômica, principalmente no aspecto da elaboração de políticas de investimento na qualificação da mão de obra, melhoria da qualidade e oferta de serviços, entre outros fatores.

O planejamento do turismo segue as diretrizes do Plano Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará, que prevê a implementação de nove macroprogramas que estão direcionando os rumos do turismo paraense. O Ver-o-Pará, explica Adenauer Góes, traz mais de 40 projetos de desenvolvimento turístico executados pela Setur e 26 projetos voltados para ações de marketing, executadas pela Paratur.

Também completa um ano o lançamento da nova marca turística que está sendo usada para promoção do destino Pará. Inspirada nas cores e derivados do açaí, que representam o segmento turístico natureza e nas artes marajoara, tapajônica e Araguaia, que simbolizam a cultura do Estado, a nova marca está em todo o material promocional do turismo paraense, associada ao slogan “Pará, a obra-prima da Amazônia”.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias