Índios e funcionários de escolas Krahô, em Itacajá, região Nordeste do Estado, reuniram-se nesta segunda-feira, 6, em manifestação contra os atrasos nos pagamentos de funcionários das 23 escolas da reserva. Segundo o cacique Dodamim Krahô, os professores e funcionários estão sem salários desde janeiro.
O diretor da Escola 19 de Abril, Renato Krahô, explicou que somente na semana passada foram entregues os materiais pedagógicos e de limpeza das escolas. Segundo o diretor, caso uma resposta não seja dada, eles cogitam paralisar as aulas.
A Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) confirmou os atrasos, que teriam sido provocados por falha no encaminhamento de dados dos novos contratos das unidades jurisdicionadas da Diretoria Regional de Gestão e Formação de Pedro Afonso. Segundo a SEDUC, a diretoria enviou os dados após o fechamento da folha de pagamento referente a maio, sendo assim, os 156 contratos estão em processo de reestabelecimento e que os pagamentos serão feitos, com valor retroativo, a partir de junho.




