Buscar uma solução para o sistema portuário de Belém é um dos objetivos da construção do Porto Pernambuco, cujo pré-projeto começou a ser discutido nesta quarta-feira (21), em reunião entre os secretários Especiais de Incentivo à Produção, Sidney Rosa, e de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Leão, outras autoridades e técnicos do Estado. A obra já foi autorizada pelo governador Simão Jatene.
Os secretários começaram o estudo de viabilidade do projeto, que prevê a construção de um porto de transbordo rodoviário-fluvial, destinado principalmente às cargas das empresas que operam na rota Belém (PA) – Manaus (AM).
O porto deve também contribuir para a diminuição do tráfego diário de cerca de 1.500 carretas em Belém, possibilitando a instalação na região de um distrito industrial, para atender às atividades que necessitam de acesso ao transporte por balsa e rodovia.
Segundo Sidney Rosa, “a criação do porto é fundamental para o desenvolvimento de toda a região de Castanhal, no nordeste paraense, mas principalmente do Estado”.
O porto será construído no município de Inhangapi, a cerca de 20 km de Castanhal. Após aprovação do pré-projeto, a obra possibilitará um grande investimento no local, em pavimentação e infraestrutura do porto, além das desapropriações e da instalação do distrito industrial.
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI) e a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) vão coordenar o grupo de trabalho e apresentar, em 15 dias, o pré-projeto ao governador.
Também participaram da reunião representantes das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Transportes (Setran); da CDI, CPH, Idesp e Prefeitura de Inhangapi; o deputado Márcio Miranda; o procurador Geral do Estado, Caio Trindade, e Frederico Bussinger, consultor da área de portos, vinculado ao Instituto para o Desenvolvimento da Logística de Transporte e Meio Ambiente.
Bussinger foi secretário Municipal de Transporte de São Paulo, e diretor do Metrô de São Paulo e da Companhia Docas. Nesta quinta-feira (22), ele será recebido pelo governador Simão Jatene, para tratar da instalação do Porto Pernambuco.




