Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 16, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governistas ficam com seis das 11 comissões na AL

Noticias Relacionadas

25976

Os deputados estaduais formaram as 11 comissões, porém os presidentes ainda não foram definidos, o que atrapalha o andamento de matérias. Os nomes seriam oficializados essa semana, mas devido ao Carnaval, as comissões devem se reunir na próxima semana para eleger presidentes e vices.

Os deputados governistas, apesar de terem perdido a eleição da Mesa Diretora da Casa, conseguiram maioria dos membros efetivos em seis comissões.

Enquanto o governo do Estado garantiu o controle da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o grupo pela oposição ficou com a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle. Na CCJ, dos cinco membros quatro são governistas – Nilton Franco (PMDB), Valdemar Júnior (PSD), José Bonifácio (PR) e Zé Roberto (PT) -, tendo apenas Wanderlei Barbosa (SD) pelo o outro grupo.

Na Comissão de Finanças ficaram os deputados “independentes” Olyntho Neto (PSDB), Luana Ribeiro (PR) e Amélio Cayres (SD); e os governistas Valderez Castelo Branco (PP) e Paulo Mourão (PT).

No acordo, os aliados do Palácio Araguaia também indicaram maioria dos membros nas para as comissões de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público; de Cidadania e Direitos Humanos; de Saúde, Meio Ambiente e Turismo; de Segurança Pública; e a de Defesa dos Direitos da Mulher.

Os “independentes”, além da de Finanças, têm maioria nas comissões de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia; de Educação, Cultura e Desporto; de Acompanhamento e Estudos de Políticas Públicas para a Juventude; e a de Minas e Energia.

Contudo, essa contagem depende da decisão do deputado Júnior Evangelista (PRTB) se irá para a base do governo do Estado. Pois a direção do seu partido definiu pela aliança. Com Evangelista, governistas conquistam as comissões de Desenvolvimento Rural e a de Minas e Energia.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias