Após integrar a comitiva da presidenta Dilma Rousseff em viagem oficial aos Estados Unidos desde o último domingo (8) até terça-feira (10), a governadora Roseana Sarney classificou como positiva a visita ao solo americano. A agenda governamental, que incluiu encontro com o presidente Barack Obama, na Casa Branca, e palestra para universitários na Harvard Kennedy School of Government, foi acompanhada, em todos os atos, pela governadora.
“Foi uma alegria essa viagem que eu fiz com a presidenta Dilma. Tive a oportunidade de perceber o prestígio que o Brasil tem lá fora. Antes, o nosso país era tratado como um país inferior, agora, o tratamento é outro: de igual pra igual”, destacou Roseana em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (12), no Palácio dos Leões.
Um dos destaques da viagem foi o encontro com estudantes brasileiros que participam do programa Ciência sem Fronteiras e estudam na Universidade de Harvard. O programa concederá 75 mil bolsas de estudos no exterior durante 4 anos. “Este programa é fantástico para os nossos jovens. Já foi a primeira turma e eu fiquei felicíssima porque tem cinco maranhenses que integram esse grupo. Dois deles estavam nessa reunião: um cursa Engenharia Civil, em São Luís, e o outro cursa Engenharia Mecânica, em Balsas”, contou.
Na oportunidade, a governadora anunciou ainda um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Massachusetts Institute of Technology que deverá ser assinado até maio deste ano. De acordo com ela, o termo contemplará o projeto de urbanismo da Avenida Metropolitana, que ligará a BR-135, na altura do Aeroporto Cunha Machado, e os municípios de São Luís, São José de Ribamar e Raposa.
Agenda da governadora nos EUA
Roseana Sarney retornou ao Brasil com a comitiva da presidenta Dilma Rousseff, na manhã de quarta-feira (11) e permaneceu em Brasília. Nos três dias da viagem, ela esteve ao lado da presidenta em diversos compromissos. O primeiro deles aconteceu no domingo (8), logo após a chegada da presidenta. Foi uma reunião com 60 empresários brasileiros, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na qual foram debatidas ações para melhorar as relações comerciais entre os dois países.
Na segunda-feira (9), ainda em Washington, Dilma Rousseff encontrou-se com o presidente Barack Obama, na Casa Branca, onde depois foi realizado um almoço para a presidenta e comitiva. Nesse mesmo dia, participaram do encerramento do “Foro de Altos Executivos”, do “Seminário Brasil-EUA: parcerias para o século XXI” e de encontro com empresários norte-americanos.
Na terça-feira (10), a presidenta e comitiva viajaram para Boston, onde visitaram o Massachusetts Institute of Technology Media Lab, referência internacional no setor de ciência e tecnologia. Depois, participaram de uma mesa redonda com a comunidade acadêmica e científica e almoçaram com o governador de Massachussetts, Deval Patrick.
O último dia foi marcado pelo encontro com estudantes brasileiros que participam do programa Ciência sem Fronteiras. Ao final dos três dias de compromissos, a governadora afirmou ter boas expectativas para o futuro do estado. “A presidenta Dilma tomou medidas importantes para a economia, ciência, educação e o desenvolvimento do Brasil. O Maranhão e os maranhenses, com certeza, vão ser beneficiados por essas decisões”, afirmou a governadora.
No período da visita, entre outras ações, o governo brasileiro firmou sete acordos bilaterais, além de 14 referentes ao programa Ciência Sem Fronteiras.




