Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governador Simão Jatene se emociona no velório de Almir Gabriel

Noticias Relacionadas

13154__mg_0146

Bastante emocionado, o governador Simão Jatene chegou ao velório do amigo e ex-governador Almir Gabriel, no Palácio Lauro Sodré, por volta das 17h30 desta terça-feira, 19. Acompanhado pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o chefe do Executivo Estadual preferiu não falar com os jornalistas. Mais cedo, durante a aula magna que proferiu na Universidade do Estado do Pará (Uepa), por ocasião da abertura do ano letivo daquela instituição, ele já havia manifestado pesar pela morte de Almir Gabriel. Nesta quarta-feira, 20, Jatene vai acompanhar o sepultamento do ex-governador, previsto para o final da manhã, em um cemitério de Castanhal, na região nordeste do Estado. O cortejo fúnebre sai do Palácio Lauro Sodré às 9h.

Iniciado por volta das 14h30 de ontem, o velório do ex-governador do Estado, Almir Gabriel, recebeu, durante a tarde inteira, a visita de diversas autoridades. Três ex-governadores do Pará (Alacid Nunes, Aurélio do Carmo e Carlos Santos), secretários de Estado, artistas, representantes de entidades, associações, movimentos sociais e partidos políticos fizeram questão de dar o último adeus àquele que é considerado um dos maiores líderes políticos da história recente do Pará.

13154_2

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), deputado Márcio Miranda, esteve no local no início da tarde e retornou à noite. Definiu Gabriel como um homem de “muitas batalhas” e “disputas quase impossíveis”. O parlamentar lembrou do ex-governador como um excelente administrador, que precisou tomar decisões difíceis para sanar o Estado, mas, também, como alguém generoso, equilibrado e de poucos medos. “Fica o exemplo do homem público e da pessoa generosa, que nunca perdeu o inconformismo”, destacou, acrescentando que pretende lançar um livro com depoimentos de parlamentares paraenses sobre a convivência com Almir Gabriel. “Hoje, logo que soubemos da notícia da morte, os deputados subiram ao palanque e começaram a contar passagens interessantes que viveram com o ex-governador. Aí, me surgiu a ideia do livro”, completou.

O também deputado Gabriel Guerreiro, falou sobre a longa amizade com Almir, a quem conheceu ainda como médico, em meados da década de 80. “Como cirurgião, ele operou a minha mãe e, nessa época, ficamos amigos. Mais tarde, fui eleito deputado e lutei para ele ser nomeado prefeito de Belém, o que acabou acontecendo. Ainda trabalhamos juntos na Constituinte de 1988, onde ele teve um papel destacado”, contou. Para Guerreiro, as principais características do ex-governador eram a coragem e a fidelidade aos seus princípios: “Ele era um homem de tomar decisões e não tergiversava sobre princípios. Ele simplesmente não colocava em debate aquilo em que acreditava”.

A mesma opinião tem o desembargador decano do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), Milton Nobre. Ele é o único desembargador ainda em atividade nomeado por Almir Gabriel. “Sou o único desembargador do Tribunal que foi nomeado, ainda no século passado, pelo doutor Almir. Lembro dele como um homem público sério, honesto, competente e muito apaixonado pelas coisas em que acreditava, o que era um grande virtude. Almir perseguia os objetivos dele e isso fica como um grande exemplo para futuro”, ressaltou.

13154__mg_6402

Muitos ex-colegas, servidores e pessoas que trabalharam com Almir Gabriel nos cargos públicos que ele ocupou fizeram questão de se despedir do líder político. O ex-governador Alacid Nunes, de 88 anos, foi um deles. Durante uma das suas gestões, Almir Gabriel foi seu secretário de Saúde. “O Almir foi um secretário de Saúde eficiente, que conseguiu colocar a Secretaria em uma situação muito boa, graças ao tino administrativo dele e aos bons relacionamentos que mantinha em Brasília, onde trabalhou durante algum tempo. Depois de secretário, ele se firmou na política do Pará e chegou a ser prefeito de Belém, por uma indicação minha, o que é motivo de grande orgulho pra mim”, frisou.

O engenheiro Amaro Klautau, secretário de Esporte no governo de Almir Gabriel, se disse orgulhoso por ter tido a chance de ajudá-lo a implementar obras tão importantes para o Pará. “Almir Gabriel criou, inovou e levou a imagem positiva do Pará ao mundo inteiro com grandes obras, que reduziram desigualdades sociais, como foi o caso da macrodrenagem, ou que encurtaram caminhos, como a Alça Viária. Sem dúvida, ele deixou um grande legado para o futuro do Pará”, avaliou.

Da mesma forma, o atual secretário de Estado de Saúde, o médico Hélio Franco, que trabalhou com Almir Gabriel durante os seus oito anos à frente do Executivo Estadual paraense (entre 1995 e 2002), lembra do ex-governador como um homem entusiasmado e exigente, que cobrava resultados impactantes em prol da população. “Nem todo mundo sabe, mas o doutor Almir teve a coragem de fazer algo que pouca gente teve: acabou com o problema dos hospícios no Estado, pelo que foi muito criticado, mas estava certíssimo. Hoje, todo o pessoal da luta antimanicomial no Brasil reconhece isso. Além de tudo, Almir Gabriel também foi um grande artífice da tríade da Seguridade Social, que é composta por assistência, previdência e saúde, na Constituição Brasileira. Todos os artigos que tratam desse tema tiveram participação decisiva do doutor Almir Gabriel e certamente a história vai fazer esse reconhecimento”, explicou. (Elck Oliveira)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias