Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 14, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Gestores e técnicos do Programa Bolsa Família no Bico são capacitados

SETAS

Noticias Relacionadas

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Gerência do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, promove até 30 de maio, no Laboratório de Informática da Setas, das 8 às 14h, as Oficinas sobre o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) e seus aplicativos. Serão capacitados os gestores do Programa nos municípios e os técnicos dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) de todas as regionais do Estado.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família (PBF), Carmem Vendramini, o Sistema de Gestão do PBF e Sistema de condicionalidades (Sicon) são os principais temas abordados na Oficina, já que são os sistemas informatizados mais utilizados pelos Municípios. “O SIGPBF armazena as orientações e informações direcionadas a gestores municipais do PBF e do CadÚnico, assim como aos coordenadores estaduais. Já o Sicon possibilita o acompanhamento dos compromissos assumidos pelo poder público e pelas famílias beneficiárias nas áreas de Saúde, Educação a Assistência Social”, explicou.

O evento tem o intuito de reforçar o uso desses Sistemas pelas equipes de referência que ainda não o alimentam com todas as informações necessárias. Os 139 municípios tocantinenses participarão da oficina, sendo divididos em 8 turmas.

A técnica do Cras de Angico, no Bico do Papagaio, Madylla Alves Carvalho disse que seu município já aguardava pelo treinamento.  “Nós já estamos trabalhando com estes Sistemas e os estamos alimentando com as informações, agora é aproveitar a capacitação para tirar nossas dúvidas e aprender a explorá-los”,explicou.

Já Ilce Sousa Ramos, gestora do PBF em São Sebastião, disse estar começando a lidar agora com o Sicon. “Ainda estamos engatinhando e esta capacitação vai nos permitir avançar, uma vez que teremos em mãos um melhor controle do acompanhamento das famílias”, afirmou.

As cidades da Regional Norte I foram as primeiras a se capacitarem, sendo elas: Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sitio Novo e Tocantinópolis. (Cláudio Duarte/Fotos: Carlessandro Souza)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias