Nesta terça-feira, 3, secretários municipais de Saúde dos 139 municípios tocantinenses, representantes do Ministério da Saúde e do governo do Estado participarão do AcolheSus Tocantins 2015, um evento que vai reunir gestores para um momento de integração.
Com a participação confirmada de cerca de 300 pessoas, o encontro tem como tema Sus: Financiamento e Gestão Solidária, e acontecerá no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 8 horas.
O secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, reforçou convite aos gestores e destacou que este é um momento para sanar dúvidas sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (Sus) e as condições para prestação de contas. “Esse encontro é muito importante. É um momento destinado, principalmente, para todos que fazem o Sus e que prestam atendimento à população tocantinense”, destacou.
Segundo a superintendente de Planejamento do Sus da Sesau, Luiza Regina Dias Noleto, o evento abordará a questão do financiamento, regionalização e governança na região, com espaço para trazer mecanismos de fortalecimento para os municípios. “É uma oportunidade de aproximação com o secretário de Estado da Saúde, com secretários municipais, além de apresentar quais são as propostas de trabalho da gestão estadual. É um momento de apresentar temas que são importantíssimos para gestão do Sus. O Estado sem os municípios não irá atingir bons resultados”, ressaltou.
Programação
Na programação do AcolheSus 2015, estão previstas palestras de representantes do Ministério da Saúde que abordarão temas importantes para o Sus, como a regionalização e a governança nas Regiões de Saúde do Tocantins, as perspectivas da rede de atenção à Saúde no Estado e o cenário e reflexão dos desafios do Financiamento do Sus.
O evento terá início com a apresentação da Orquestra Sinfônica Amor Perfeito, da Escola de Tempo Integral Vila União, logo em seguida haverá a entrega solene de 53 kits de informática. Dentre os palestrantes do evento estão a diretora do Departamento de Regulação e Controle de Sistemas, do Ministério da Saúde, Elaine Maria Giannotti, o diretor do Departamento de Articulação Interfederativa do MS, Jorge Harada, além do secretário Samuel Bonilha.
Entrega de kits
Para fomentar a qualificação das ações desenvolvidas nos municípios com vistas na melhoria da assistência à saúde da população tocantinense, o governo do Estado, por meio da Sesau, entregará a 51 municípios kits de informática contendo microcomputador, impressora e nobreak. Os municípios foram escolhidos a partir de solicitações feitas à Secretaria de Saúde e levantamentos realizados por meio das assessorias in loco, que detectaram a necessidade dos equipamentos.
A doação originou-se a partir de recursos oriundos do Ministério da Saúde.




