Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 24, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Geração de empregos volta a crescer em abril

Noticias Relacionadas

A geração de empregos formais no setor de serviços voltou a crescer no Pará durante o mês de abril, em comparação com o ano passado. O último levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará, com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que, em abril, foram feitas 8.025 admissões contra 7.976 desligamentos, o que gerou um saldo positivo de 49 novos postos de trabalhos.

Em relação ao ano passado, o crescimento se mantém estável, embora o saldo de empregos gerados tenha sido menor. Naquele ano, em abril, foram feitos 7.608 admissões contra 6.628 desligamentos, o que representou um saldo positivo de 980 postos de trabalhos. Se levarmos em conta os cinco primeiros meses deste ano, o setor de serviços manteve o bom desempenho. Neste período a geração de empregos apresentou um crescimento de 0,34%. Em termos nominais, de janeiro a abril foram feitas 34.598 admissões contra 33.763 desligamentos, gerando um saldo positivo de 835 postos de trabalho.

O levantamento do Dieese/Pa também demonstra que, em abril, a maioria dos Estados da Região Norte apresentou saldo positivo na geração de emprego. Rondônia foi o Estado que mais se destacou, com 575 postos novos de trabalho, seguido por Tocantins, com saldo positivo de 247 postos de trabalho, e pelo Estado de Roraima, com 88 novos postos de trabalhos. Já o Estado do Amapá apresentou a maior perda de empregos formais, com saldo negativo de 108 postos de trabalhos. O Estado do Amazonas também apresentou saldo negativo. Foram 79 postos de trabalhos a menos que o ano passado.

Ainda de acordo com o estudo, que integra o projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, uma parceria entre o Dieese e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), em toda a Região Norte foram feitas 21.723 admissões contra 20.905 desligamentos, em abril. Este desempenho representa um crescimento de 0,13%, com 818 novos postos de trabalhos.

Nos últimos 12 meses, o Pará se destaca, sendo o segundo Estado da Região Norte que mais gerou emprego no setor de serviço, com saldo positivo de 6.546 postos de trabalho. O primeiro colocado é o Estado do Amazonas, que gerou 7.134 postos. No mesmo período, o Estado do Tocantins apresentou a maior perda de empregos formais, com saldo negativo de 880 postos de trabalho, seguido do Estado de Roraima, com saldo negativo de 314 postos de trabalhos.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias