Ao falar sobre os jogos de tabuleiro mais antigos, não podemos deixar de lado o gamão, também conhecido como backgammon. Trata-se de uma prática lúdica que combina o azar com o desenvolvimento de uma estratégia certa.
Além de dois participantes, para jogar ao gamão se utilizam dados, um tabuleiro e diversas fichas. O objetivo principal deste divertimento é tirar a maior quantidade de fichas da superfície de jogo antes do adversário.
Se você curte apostar em jogos de cassino e apostas esportivas em casas de apostas online, mas não conhece muito sobre a história e as regras deste popular jogo, não pode se perder neste artigo.
Origem e difusão do gamão
Como já falamos, o backgammon é um dos jogos de tabuleiro mais antigos que existem e que continuam estando vigentes na atualidade.
De acordo com os historiadores, no Egito antigo existia uma prática chamada Senet, que era muito parecida com o gamão, pois incluía movimentos relacionados com o lançamento de dados. O jogo de Ur, da antiga Mesopotâmia, também é considerado um dos principais antecessores do backgammon.
No entanto, os predecessores do gamão não se encontram apenas nas civilizações egípcia e mesopotâmica. Os antigos romanos também tinham diversos jogos semelhantes, entre os que destacavam o Jogo das doze linhas e a Tabula, um divertimento que contava com uma placa de 24 pontos e cujo objetivo era ser o primeiro a tirar as peças da tabela.
Anos mais tarde, durante o século XI, na França apareceu o jeux de tables, um passatempo exclusivo para a parte nobre da sociedade. Não obstante, no ano de 1254, o rei Luís IX emitiu um decreto que proibia o jogo entre os súbditos e os membros oficiais da corte real.
A origem da palavra “backgammon”, que quer dizer “jogo do verso” está relacionada com o lugar no qual era comumente colocado o tabuleiro do gamão, que era na parte de trás do tabuleiro de xadrez.
Como jogar gamão
Antes de começar a partida, é preciso saber que o jogo se desenvolve entre 2 participantes e que se precisam 15 peças brancas e 15 pretas, 2 dados clássicos de 6 lados cada um e 1 tabuleiro especial com 24 casas triangulares que se agrupam de 6 em 6 e se dividem em 4 partes.
O primeiro passo é determinar qual é o jogador que começa a partida. Para fazer isto, é necessário que cada um jogue um dado. Aquele que obtiver o maior valor será quem dará início ao jogo.
Para movimentar as peças, cada jogador lança os 2 dados e avança conforme os números que obtiver. Um jogador faz os movimentos no sentido horário e o outro, no anti-horário. O local de destino não pode ser uma casa que já tenha duas ou mais fichas do adversário.
Caso a casa de destino tenha apenas 1 peça do oponente, ela será capturada e colocada no que se denomina “barra”. Sempre que um jogador tiver alguma ficha presa, apenas pode fazer movimentos de resgate, que ajudem a tirar essa peça da barra.
Somente as peças que se encontrem no quadrante inferior do tabuleiro podem ser retiradas e para fazê-lo, o jogador deve tirar nos dados o valor que seja equivalente ao número de casas que restam.