Dezenove candidatos à residência médica na Fundação Santa Casa de Misericórdia foram eliminados por falta na primeira fase da seleção realizada na manhã deste domingo (6), no campus da Universidade Federal do Pará . Ao todo 200 candidatos estão inscritos e concorrem às 39 vagas ofertadas. A Residência Médica tem valor de ensino de pós-graduação lato sensu e os aprovados receberão bolsa de ensino para os estudos. A prova objetiva com 100 e 50 questões teve caráter eliminatório. Somente quem obtiver 50% de pontuação será classificado para as duas etapas restantes.
Este é o segundo processo de seleção realizado pela instituição, que é referência no ensino e na pesquisa médica. A Santa Casa de Misericórdia do Pará, juntamente com a Universidade Federal do Pará, foram as pioneiras a implantarem os Programas de Residência Médica no Estado. Atualmente a Santa casa oferta 45 vagas distribuídas entre Anestesiologia (2 vagas); Ginecologia/Obstetrícia (10 vagas); Pediatria (10 vagas); Clínica Médica (8 vagas); Medicina intensiva neonatal (5 vagas); Nefrologia Pediátrica (2 vagas); Dermatologia (2 vagas); Cirurgia Geral (4 vagas); Cirurgia Pediátrica (1 vaga); Radiologia (1 vaga).
A médica Juliana Seráfico, 27 anos, foi a primeira candidata a entregar a prova. Ela concorre a uma vaga ofertada para Radiologia. Esta é a terceira residência feita por Juliana, que já passou pelas residências em Cirurgia Geral e Ginecologia. Ela elogiou a forma como estavam distribuídas as questões e também a qualidade do ensino, que nos dois últimos anos tem crescido muito. “A Santa Casa possui uma excelente equipe de profissionais”, comentou.
A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Cássia de Barros Lopes, destacou que neste ano a inscrição foi toda feita via online, o que atraiu candidatos de todo o país. A coordenadora explica que a segunda etapa, a prova prática, será realizada na próxima sexta-feira (11) seguida da análise do currículo dos candidatos e o resultado finals será publicado até o dia 17 de janeiro, no site da Fundação santa Casa de Misericórdia. As aulas começam no dia 1 de fevereiro.
A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais sob a orientação de médicos especialistas.
Dos 384 profissionais que já concluíram os programas de residência médica da Santa Casa, mais de 80% encontram-se atuando em Instituições Públicas e Privadas da capital e interior do Estado do Pará e Região Amazônica. Hoje a instituição tornou-se referência na qualificação profissional e na produção científica na área de saúde.




