A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 25, a visita dos prefeitos, Erisvaldo Resplande de Araújo, o Preto, do município de Cachoeirinha, Fansérgio Alves Rocha, prefeito de Riachinho e Eurípedes Lourenço de Melo, o Lipe, ex- prefeito, ambos do município de Riachinho.
Na oportunidade da visita, o superintendente estadual, Onofre Marques de Melo, aproveitou para informar aos gestores a situação dos convênios para execução de ações de saneamento, nas áreas de Melhoria Sanitária Domiciliares (MSD), Sistema de Abastecimento de Água (SAA), Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas (MHCDC) e Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).
Outro assunto abordado com os prefeitos foi sobre a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). O Superintendente reforçou aos gestores os prazos para a sua elaboração. Conforme estabelece a Lei 11.445/2007, marco regulatório do saneamento do País, os municípios brasileiros tem até o ano de 2014, para elaborarem seus planos. Com isso, vai exigir mais esforço e demandas para os gestores municipais em 2103, reforçou Onofre.
A FUNASA vem contribuindo com os municípios na elaboração dos planos, através da equipe técnica de engenharia e do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT), criado nas superintendências para prestarem cooperação técnica.
Para o prefeito Preto, do município de Cachoirinha, a visita a FUNASA foi muita proveitosa, além dos esclarecimentos recebidos sobre os convênios, favoreceu aos gestores a tomada de decisões para sanar possíveis pendências.
Na oportunidade o superintendente destacou que este ano irá trabalhar em parceria com as prefeituras, na busca de recursos junto à instituição e outras fontes, para futuros convênios de saneamento básico e ambiental, em prol da melhoria de qualidade de vida das comunidades tocantinense.




