A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), através da Superintendência Estadual no Estado do Tocantins entregou no dia 08 de novembro, a Comunidade Quilombola de Kalunga do Mimoso, localizada no município de Arraias região sul do Estado, um Sistema de Abastecimento de Água, além de 13 unidades habitacionais para o controle da doença de Chagas – MHCDC.
As obras de saneamento foram construídas em parceria entre a FUNASA e o município de Arraias. Os recursos foram provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC l, Através dos Termos de Compromissos: TC/PAC nº 1141/09, no valor de C$ 495. 771,00, voltado para a construção do sistema de água, e o TC/PAC nº 0783/07, de valor de C$ 444. 420,36 investidos na construção das 13 unidades habitacionais (casa) para o controle da doença de Chagas, beneficiando 20 famílias da comunidade.
A senhora Helena Marques, de 77 anos, moradora da comunidade está muita satisfeita. “Agora graças a Deus tenho água em minha porta, vou poder cultivar meu canteiro de cheiro verde e coentro”. Afirmou Helena.
O superintendente estadual, Onofre Marques de Melo, acompanhado pelo servidor da Auditoria Interna da PRESI/FUNASA, Brenilson Martins, no ato representando o Presidente Gilson Queiroz, agradeceu ao prefeito Cacildo Vasconcelos pela parceria de junto a FUNASA na execução de ações de saneamento que visa à melhoria da qualidade de vida.
Na oportunidade referiu a comunidade a união de todos, para junto com o município elaborar projetos visando à busca de recursos, a fim de dar continuidade às ações de ampliação do sistema de água, construção de banheiros e melhorias das casas.
A ação de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas desenvolvidas pela FUNASA tem como objetivo contribuir para o controle vetorial da doença de chagas, com as melhorias das condições físicas das casas incluindo o ambiente externo (peridomicílio).
Quanto às ações de saneamento em comunidade remanescente de quilombos sob responsabilidade da FUNASA são elaborados com a participação direta da secretaria Especial das Políticas da Promoção da Igualdade Racial/SEPPRI, utilizando com critério de seleção as comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares.




